12º Desafio Serra do Rio do Rastro – Speed e Mountain Bike neste domingo dia 27

Lauro Müller e Bom Jardim – Cerca de 1.420 ciclistas são esperados neste domingo (27) para disputar o 12º Desafio Serra do Rio do Rastro – Speed e Mountain Bike em Lauro Müller. A corrida já é tradicional do calendário de provas de resistência em Santa Catarina e faz parte das atrações turísticas do município.

A largada está programada para acontecer em frente ao Centreventos Nelson Righetto com chegada no Mirante Serra do Rio do Rastro. Segundo a organização da prova, esta etapa tem confirmada a presença das duas modalidades no mesmo dia do evento. Poderão competir as bicicletas de ciclismo e as bicicletas da modalidade Mountain Bike.

A primeira largada acontece às 6h40min, para Bicicleta Estrada e Mountain Bike nas categorias Feminino, Juvenil, Veteranos, Tandem, Bikes Fixas e Portadores de Necessidade Especial (PNE). Já às 6h50min acontece a segunda largada, para as categorias Masculina (todas Mountain Bike). Às 07h será feita a largada Categorias Masculina (todas Estrada). Os competidores deverão estar presentes no local da largada com, no mínimo, uma hora de antecedência.

A prova terá dois ônibus de apoio que, após o evento, farão o transporte dos atletas de volta a Lauro Müller, no local de largada. A SC-390, no trecho da Serra do Rio do Rastro será fechada nos dois sentidos às 6h15min do domingo, reabrindo somente no final da prova. O percurso é de 24,6 quilômetros com chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro. Haverá quatro pontos de hidratação, mais frutas, outros três pontos ao longo do percurso e um ponto na chegada. A medalha de participação será entregue a todos os competidores no término da prova.

Entrega dos kits

A entrega dos kits para os participantes será feita no sábado (26) das 10h até às 17h, no Terminal Rodoviário Rolando Périco – Rodovia SC-390, sentido Orleans / Lauro Müler (entrada da cidade, anexo ao SAMU).

O kit – para quem fez a compra como opcional – é composto de camisa de ciclismo, caramanhola e boné de ciclismo. Para a retirada, apresentar um documento com foto (original) e o comprovante de pagamento da inscrição.

Segundo o Presidente da Comissão Municipal de Esportes (CME), Jair Fernandes Madeira, a prova de ciclismo marca Lauro Müller como cidade destaque para provas de resistência. “A Serra do Rio do Rastro oferece o desafio da subida, com um cenário de fundo inigualável, que faz da corrida uma prova difícil, mas com um visual incrível”, afirma.

A organização da prova lembra que a serra sempre reserva surpresas. A largada em Lauro Müller pode ser com temperatura amena e a chegada ao alto com a temperatura de 10ºC. “Portanto é sempre bom checar a previsão do tempo, traga alguém para levar seu veículo para o alto da serra ou leve um agasalho/corta vento com você”, lembram os organizadores.

O desafio tem apoio da Federação Catarinense de Ciclismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Governo do Município de Lauro Müller. Mais informações no site ou pelos telefones (47) 3422 0137, das 13h às 18h.