7ª Vindima de Altitude abre nesta sexta na SerraSC

SerraSC – Vinícolas de Santa Catarina abrem nesta sexta-feira (28/02) a 7ª Vindima de Altitude, festa da colheita da uva que acontece aos finais de semana e neste ano vai até 29 de março. O evento será nas vinícolas que oferecem visitação com degustações, gastronomia típica e passeios; e também no Festival da Vindima, de 6 a 8 de março, no centro de São Joaquim.

O presidente da Vinhos de Altitude Produtores Associados, José Eduardo Bassetti, estimou que para este ano o público poderá ser até 15% superior ao da edição do ano passado. Nos cinco finais de semana, a Vindima poderá atrair ao todo 40 mil visitantes. A safra deste ano é de alta qualidade. As mais de 30 vinícolas vão colher cerca de 1,2 milhão de quilos de uva e elaborarão mais de 1 milhão de garrafas.

O empresário Acari Amorim, sócio da vinícola pioneira, a Quinta da Neve, prevê safra 15% maior e avalia que esta será uma das melhores da história do setor, que tem duas décadas em SC. Segundo ele, neste ano, será possível elaborar o raro vinho pinot noir.

A empresária Daniela Freitas, presidente do conselho da Villa Francioni, afirma que a Vindima amplia a visitação, mas a vinícola recebe turistas o ano todo. Fecha apenas no Natal e no ano novo. Conforme a empresária, a visitação na sede da empresa, em São Joaquim, responde por um terço das vendas de vinhos e espumantes.

A Vindima de Altitude é organizada pela Associação Vinhos de Altitude e Produtores Associados e, neste ano, tem o apoio do Sebrae/SC, Aproserra, IFSC Urupema, Boccati, prefeitura de São Joaquim e governo de Santa Catarina. Outras informações sobre a festa podem ser obtidas no site da entidade, o www.vinhodealtitude.com.br.

Infos: Estela Benetti | Foto: Bruno Rosa

?