Ações solidárias superaram a expectativa em Lages

Lages – O segundo mutirão do Auxílio Emergencial e o primeiro Varal Solidário realizado na tarde desse sábado (30 de maio), no pátio da Igreja do Navio, em Lages, superou todas as expectativas. O grupo de Jovens da Fraternidade Franciscana atendeu mais de 300 pessoas e doou mais de 500 peças de roupas.

Novos cadastros, consulta de situação do benefício e orientações para saque da conta digital pelo aplicativo Caixa Tem, foram algumas das dúvidas respondidas pelos 15 voluntários que participaram da ação. O mutirão do Auxílio Emergencial, começou às 14 horas e encerrou por volta das 17h30. Durante esse período, as pessoas foram orientadas na fila e somente continuavam aguardando, os casos que dependiam de fazer o cadastro nos aplicativos da caixa.

As consultas de situação do benefício, eram checadas na fila por meio do telefone 111 disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Todos os atendimentos foram realizados seguindo as normas de prevenção e distanciamento ao novo Coronavírus. Mais de 200 pessoas foram efetivamente atendidas.

A voluntária e uma das integrantes do grupo Evelin Wulf Cardoso, disse que a experiência foi enriquecedora. “Vimos no olhar das pessoas a alegria em fazer o cadastro e isso foi muito gratificante para nosso grupo”, comentou. Segundo Evelin, somente por saber que essas pessoas terão o auxílio garantido por três meses, já compensou todo esforço.

Além do mutirão do Auxílio, os jovens também promoveram o primeiro Varal Solidário. Foram mais de 500 peças de roupas doadas para a comunidade local. Os agasalhos foram arrecadados nas últimas semanas, além das pessoas que foram doar durante a tarde de sábado. O também integrante da Fraternidade, Guilherme Augusto dos Santos, observou que muitas pessoas compareceram com sacolas para levar roupas à toda família.

As arrecadações de roupas continuam sendo realizadas. Quem desejar doar agasalhos poderá deixar na secretaria da Igreja do Navio, durante a semana em horário comercial. E quem tiver necessitando de agasalho ou desejar levar para alguém mais necessitado, pode entrar em contato pelas redes sociais do grupo ou ir direto na secretaria da igreja.

Infos: Onéris Lopes