Ainda há vagas nos cursos técnicos do IFSC

Lages – A partir desta segunda-feira (10), quem estiver cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio pode se inscrever nos cursos oferecidos pelo pólo de Lages, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As matrículas ocorrem enquanto tiver vagas nos cursos que são gratuitos. Quem chegar primeiro, tem vaga garantida.

Neste ano, a instituição está oferecendo os cursos de Agroecologia (25 vagas), Análises Químicas (17 vagas), Informática para Internet (25 vagas) e Mecatrônica (20 vagas). Os cursos são anuais, exceto a Informática para Internet, que é semestral.

Na segunda-feira (10), as matrículas ocorrem das 8 horas às 13 horas. Na terça-feira (11), o horário passa a ser das 8 horas às 21 horas. O IFSC fica na Rua Heitor Villa Lobos, número 222, no Bairro São Francisco.

A coordenadora de relações externas do IFSC, Rita Timmermann Branco, lamenta que apesar da boa estrutura da instituição e os professores com ótima qualificação, às vezes sobram vagas nos cursos. Ela conta que antes eram feitas provas de seleção, e hoje a escolha ocorre por sorteio público ou matrícula por ordem de chegada.

Documentos para matrícula:

>CPF (cópia e original)
>Carteira de identidade (cópia e original)
>Título de eleitor – maiores 18 anos (cópia e original)
>Comprovante de votação última eleição – 1º e 2º turnos, maiores de 18 anos (cópia e original)
>Histórico escolar de conclusão da primeira e segunda série do Ensino Médio (cópia e original) ou do médio completo.
>Comprovante de matrícula no ensino médio em outro estabelecimento de ensino (para os candidatos que não concluíram o ensino médio)
>Histórico escolar do ensino fundamental – contendo todas as séries (cópia e original)
>Declaração negativa de matrícula simultânea em curso técnico
>1 foto 3X4
>Atestado de vacina contra a rubéola – mulheres entre 12 e 40 anos (cópia e original)
>Quitação do serviço militar – homens maiores 18 anos (cópia e original)
>Declaração para matrícula de menores de idade