Arthur Pagani no Blog Genealogia Serrana de SC da Menoka 

Por Ismênia Schneider, Menoka

Na matéria de hoje abordaremos um personagem importante para a cidade de Urupema (SC), descendente de italianos, e que “logo se destacou como liderança política e comunitária do município. Foi ele, ao lado de outros cem homens, que em 1938 abriu o primeiro caminho da então SC-439.

O trabalho era executado com picaretas, alavancas, carroças e durou 15 meses”. De acordo com o neto de Arthur, Ronei Pagani de Arruda, “as condições eram precárias, clima frio, falta de máquinas. Porém, ele entregou a obra antes do prazo contratado”.Em sua homenagem, esse trecho da Rodovia foi nomeado Arthur Pagani. Ademais, uma rua central do município de Urupema também leva seu nome.

Segundo o neto Ronei, “na década de 1920, nas suas idas e vindas, nas quais fazia trocas de mercadorias, Arthur tornou-se um comerciante do sul para a serra (Sant’Ana, hoje Urupema). Em Santana-Urupema fixou residência e deu continuidade à sua família”.

Arthur montou a primeira atafona de moagem de cereais e também abriu as primeiras serrarias. Além disso, mais tarde, abriu uma casa de comércio de secos e molhados e armarinhos. Com o dinheiro advindo da abertura do trecho Urupema–Rio Rufino, arrendou uma fazenda e ampliou seus negócios.

“Arthur Pagani deixou um legado para seus familiares e o povo de Urupema. Sua descendência hoje é numerosa, com pessoas formadas em todas as áreas do conhecimento e uma família com grande reconhecimento”.

…Veja todo conteúdo na coluna da Menoka, Clique Aqui no SerraSC