Atletas de sete países fazem o Fodaxman neste sábado em Urubici

Urubici – A primeira prova de triathlon extremo das Américas, o Fodaxman acontece neste sábado, 14 de dezembro, com passagem pela Serra do Rio do Rastro, Morro da Igreja e barragem do rio São Bento em Siderópolis.

Noventa atletas de sete países estarão alinhados para a largada da quarta edição da prova. Neste 2019, o evento é especial porque passa a integrar o XTri World Tour, o circuito mundial de provas de triatlo extremo. O desafio contempla as mesmas distâncias de um Ironman.

Sobre a prova

O Fodaxman é uma prova de triathlon extremo que ocorre em Santa Catarina – Brasil nas distâncias de 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2 km de corrida. É uma prova que exige o máximo dos atletas tanto física quanto emocionalmente, portanto não é uma prova para iniciantes. É uma prova ponto a ponto, com início na Barragem do Rio São Bento em Siderópolis e chegada em Urubici.

Terá muita variação térmica (de 5º a 35º) e muita subida, serão 3.500m de altimetria acumulada no ciclismo e 1.200m de altimetria acumulada na corrida, incluindo os temidos Serra do Rio do Rastro e Morro da Igreja. A chegada ocorrerá a 1.818m acima do nível do mar.

A natação inicia-se no escuro com orientação luminosa e wetsuit liberado; haverá fluxo de veículos durante todo o percurso pois o trânsito estará liberado e é obrigatório que cada atleta tenha pelo menos um staff próprio (é recomendável pelo menos dois) que deverá acompanhá-lo de carro por todo o percurso pois seu staff será o único responsável pela orientação e suplementação.

Os atletas só poderão terminar o percurso da corrida no topo do Morro da Igreja se chegarem no posto de controle no km 26 no limite de 13h de duração da prova. Para os atletas que chegarem no km 26 após este horário haverá a possibilidade de completar os 42km da corrida em percurso alternativo.

Tempos de corte :

Natação : 2h de prova

Ciclismo : 13h de prova

Corrida posto de controle km 26 – base do Morro da Igreja : 13h de prova

Chegada no topo do Morro da Igreja : 15h30 de prova

Chegada percurso alternativo : 18h de prova