Beto Carrero de Excelência no Turismo 2019 reconhece destaques do setor em SC

Santa Catarina – Os maiores destaques do turismo catarinense foram premiados com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2019. No total, foram 12 homenageados de diversas regiões do Estado (acompanhe a lista abaixo). A cerimônia de entrega reuniu autoridades e convidados no Beto Carrero World, em Penha, na noite desta quarta-feira, 18 de dezembro.

Os grandes vencedores nas quatro categorias foram os seguintes: Fluss Haus – Encantos do Sul (Empreendimento de destaque); Osterfest – Vale Europeu (Evento de destaque); Pomerode – Vale Europeu (Município de destaque) e Leonilda Boeing Baumann “Dida” – Encantos do Sul (Personalidade).

Criada há 11 anos, esta edição do título contabilizou 23.495 votos registrados nas quatro categorias. A finalidade do título é homenagear e reconhecer as pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística catarinense.

Autoridades destacam relevância

A presidente da Santur, Flavia Didomenico, representando o governador Carlos Moisés, ressaltou a força das figuras que colocam o estado de Santa Catarina como um dos protagonistas no turismo no Brasil. Além disso, as ações que a Santur, na atual gestão, têm realizado para colocar o segmento em destaque no estado.

– Santa Catarina é um estado de excelência, nós temos excelentes indicadores em diferentes aspectos, e não pode ser diferente no turismo. É por isso que estamos aqui hoje, nos posicionando como protagonistas, como, por exemplo, na Operação Verão e também na reabertura da ponte Hercílio Luz, no próximo dia 30. Somos referência e precisamos principalmente nos reconhecer como um estado forte no turismo, junto com os municípios e também com o Conselho Estadual de Turismo, que tem um novo presidente. Então esse é o momento do turismo – disse a presidente da Santur.

O presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, destacou que os premiados são verdadeiros embaixadores da sua cidade, do seu empreendimento, do seu município:

– Para nós, é uma alegria poder reconhecer todos que de alguma forma contribuem para a divulgação e desenvolvimento da atividade turística catarinense.

O presidente do Conselho Estadual do Turismo, Nilton Pacheco, reforçou a importância da participação na premiação:

– Assumimos recentemente a nova gestão deste colegiado e nossa primeira atribuição foi participar de uma das etapas deste reconhecimento a todos que desenvolveram um trabalho verdadeiramente único para o turismo de Santa Catarina.

Como foi realizada a votação

O CET escolheu, dentre os indicados pelas IGRs, por maioria dos votos dos membros, um candidato de cada categoria para cada uma das 13 regiões turísticas. Neste ano, a recém-criada região Caminhos do Contestado optou por abster-se das indicações. A escolha dos candidatos se deu por votação secreta em um formulário online. A lista dos 12 candidatos de cada categoria escolhidos pelos membros do CET ficou disponível no site da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) para votação popular (www.turismo.sc.gov.br/titulobetocarrero). O processo ficou aberto do dia 02 até dia 15 de dezembro. O candidato mais votado em cada categoria foi agraciado com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo. Foram conferidas menções honrosas ao segundo e terceiro candidatos mais votados.

Em 2018 foi realizada uma alteração do prêmio, regulamentada pelo decreto nº 1.769/2018, que permitiu a descentralização do processo, ao oportunizar a efetiva integração das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina. O processo de seleção dos candidatos ao Título contou com as seguintes etapas: indicação pelas IGRs dos candidatos da respectiva região turística em cada categoria; escolha, pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), de um indicado por categoria, por região turística, dentre os indicados pelas IGRs; e, finalmente, eleição, mediante voto popular, dos vencedores das quatro categorias, dentre os escolhidos pelo CET.

A Serra Catarinense ficou destacada pela Festa Nacional do Pinhão(Evento Destaque) e por Anders Duarte da Photografic (Personalidade) pelo trabalho de anos divulgando a SerraSC em videos e fotografia.

Lista de vencedores:

EMPREENDIMENTO DE DESTAQUE

VENCEDOR: Fluss Haus (Encantos do Sul)
2º LUGAR: Associação de Desenvolvimento do Turismo do Vale Europeu (Vale Europeu)
3º LUGAR: Museu do Contestado (Vale dos Imigrantes)

EVENTO DE DESTAQUE

VENCEDOR: Osterfest (Vale Europeu)
2º LUGAR: Festa Nacional do Pinhão (Serra Catarinense)
3º LUGAR: Festa da Gastronomia Típica Italiana – Carnevale di Venezia (Encantos do Sul)

MUNICÍPIO DE DESTAQUE

VENCEDOR: Pomerode (Vale Europeu)
2º LUGAR: Lauro Müller (Encantos do Sul)
3º LUGAR: Florianópolis (Grande Florianópolis)

PERSONALIDADE

VENCEDOR: Leonilda Boeing Baumann “Dida” (Encantos do Sul)
2º LUGAR: Cíntia Mara Panini (Vale Europeu)
3º LUGAR: Anders Duarte (Serra Catarinense)

Infos: Santur