Bom Jardim da Serra comemora 53 anos de emancipação

Bom Jardim 53 anos – Conhecida como a “Capital das Águas”, Bom Jardim da Serra está localizada na numa altitude de 1.232 metros, onde residem 4 400 habitantes. Sua população é das mais variadas origens, das quais predominam os descendentes de portugueses, italianos e espanhóis que se dedicam ao cultivo da maçã e de batatas, e tem na pecuária uma grande força no comércio da região.

Cânion da Ronda – Mirante Sul – Foto: Anselmo Nascimento Guia SerraSC

É neste município que se localiza o mirante da Serra do Rio do Rastro que oferece uma vista pelas planícies catarinenses e ao fundo pelo litoral do estado. A cidade é considerada uma das mais frias do Brasil, com geadas podendo ocorrer em todos os meses do ano e neve de abril a outubro, sendo junho, julho e agosto os meses mais propícios para se observar o fenômeno.

Origens e povoamento

A história de Bom Jardim da Serra tem ligação íntima com a de São Joaquim, da qual fazia parte até a década de 1970. Seu território passou a ser colonizado no século XIX. Vieram em excesso os colonizadores de Lages e certas pessoas provenientes do Rio Grande do Sul.

Porém, já no século XVIII, em seu deslocamento, os tropeiros passavam pelas suas terras, dirigindo-se ao litoral ou, ao inverso, passavam pelo litoral, dirigindo-se à região do atual município, pelo caminho que Francisco de Souza Faria abriu em 1728, a conhecida Estrada dos Conventos. Por aproximadamente um século, o tropeiro teve grande importância na vida do atual município; levando em sua descida ao litoral abaixo, pela extraordinária serra de difícil subida, charque, sebo, courama, e trazendo em seu retorno, tecidos, querosene, sal e  armas.

Formação administrativa

Quando a localidade passou a ser chamada de Nossa Senhora do Socorro, elevou-se à categoria de distrito em 1905. Sua autonomia foi conquistada, por meio da Lei nº 1052, de 26 de janeiro de 1967, ocorrendo a instalação do novo município em 5 de março do mesmo ano. O prefeito que venceu as primeiras eleições municipais foi Paulo Cristaldo Cassettari.

Cânion do Funil – Foto: Anselmo Nascimento Guia SerraSC

Pontos turísticos

Cânion da Ronda – Mirante Sul

Cânion da Ronda – Mirante Norte

Cânion do Funil

Cânion Portal

Cânion Laranjeiras

Mirante dos Pinheirinhos

Mirante Da Serra Do Rio Do Rastro

Cascata da Barrinha

Cascata Rio Pelotas

Perau dos Cabritos

Serra do Imaruí