Coronavírus em SC: Governo do Estado confirma segunda morte por Covid-19

Santa Catarina – O Governo do Estado confirmou na noite desta segunda-feira, 30, a segunda morte pelo novo coronavírus em Santa Catarina. O homem de 68 anos estava internado no Hospital Dona Helena, em Joinville. O caso havia sido confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) no dia 26 de março.

Mario Borba, 68 anos

Ele havia retornado de viagem dos Estados Unidos no dia 18 de março. De acordo com os boletins médicos, o paciente tinha quadro de doença crônica (diabetes).

Esta é a segunda morte por Covid-19 em Santa Catarina. A primeira foi confirmada em 25 de março, de um homem de 86 anos. O estado contabiliza 219 casos da doença.

O governador Carlos Moisés lamentou a morte em sua rede social: “Deus nos abençoe, proteja e console a família”.

A morte do empresário Mario Borba enlutou a classe empresarial de Joinville

Sócio, diretor e, nos últimos tempos, conselheiro da Krona, foi reverenciado como um exemplo de vitalidade, determinação. Homenagens, nesta hora, não faltam.

O valor das pessoas está naquilo que deixaram como legado de humanismo e de construção para as futuras gerações. Ser admirado por concorrente, então, é prova de que fez a coisa certa.

O ex-presidente da Tigre, Amaury Olsen, que dirigiu a companhia por 15 anos e acompanhou de perto o crescimento da Krona, resume, em poucas palavras:

— Mario Borba saiu do comando executivo da empresa para ir ao conselho, num gesto nobre de profissionalização.  Foi a Conselho, sempre afável e conciliador, característica vital na harmonia entre sócios. Construíram uma empresa notável.

Borba foi um construtor de sonhos e de desenvolvimento. O presidente do Sindicato da Indústria Plástica de Santa Catarina (Simpesc), Albano Schmidt, dá seu depoimento:

— O Simpesc e a Krona perdem um grande empresário e, sobretudo, um grande ser humano. Mario Borba foi um dos pilares sobre os quais a Krona construiu mais de 25 anos de história, inspirando a visão da busca sempre pelo melhor para a vida das pessoas.

A Acij também lembra:

— Borba era membro do conselho deliberativo da Acij. Foi um empresário de grande atuação na cidade, também na comunidade. Contribuiu com a infraestrutura do bairro Vila Nova, e o exemplo é a Estrada dos Suíços. E, por meio da empresa, da qual era proprietário, atuava no esporte. (A Krona patrocina o futsal de Joinville).

Nono caso confirmado de Joinville

Mário tinha 68 anos. Ele havia viajado recentemente para os Estados Unidos e foi internado com sintomas do covid-19 em 24 de março, na UTI de um hospital particular de Joinville. Seu caso foi o nono confirmado pelo Governo do Estado entre os pacientes com o novo coronavírus em Joinville.

Por volta das 22h desta segunda, o governador Carlos Moisés da Silva usou o twitter para confirmar a morte do empresário.