Estiagem pode acarretar em colapso no abastecimento de água em São Joaquim e Serra

Serra Catarinense – Desde junho de 2019, o estado vem passando pela estiagem que já é considerada a mais severa dos últimos anos e que vem afetando várias regiões, principalmente a Serra Catarinense, onde algumas cidades já decretaram estado de emergência.

De junho de 2019 a abril de 2020, a chuva acumulada em Santa Catarina ficou em torno de 500mm inferior ao registrado na média histórica. O mês de março foi bastante seco em Santa Catarina, faltando em média 100 mm em praticamente todo o estado. Até o dia 22 de abril, Santa Catarina teve algumas chuvas isoladas, porém os valores continuam bem inferiores à média histórica.

“São Joaquim está prestes a ter um colapso se caso confirmar a tendência de não ter chuva nenhuma nos próximos 10 dias” explica Ronaldo Coutinho, do Climaterra.

Até o final do ano de 2020 e começo de 2021 terá uma estiagem no estado, com longos períodos pouca chuva, mas com intervalos de chuva forte. “Se não tiver nenhum intervalo de chuva até setembro, o produtor aqui não terá água nem para fazer o tratamento, e a dificuldade será tremenda para ter água para população, valendo também para boa parte do estado” salienta Coutinho.

Além disso, a população tem que ter cuidados redobrados e consciência no uso da água, porque os próximos dias e meses podem ser muito ruins no abastecimento. A uma preocupação continua porque não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias.

O que fazer durante a estiagem

Redobre os cuidados com a poupança de água.

A seca pode dever-se à ausência ou diminuição de chuva ou, então, à dificuldade ou impossibilidade de fazer chegar a água às nossas casas, campos agrícolas ou indústria.

>Não encha tanques ou piscinas, pode estar a gastar água necessária a outras pessoas.

>Feche ligeiramente as torneiras de segurança de modo a diminuir o caudal de água.
>Em caso de cortes de fornecimento de água armazene só a quantidade que vai necessitar.

>Se lhe sobrar água não a deite fora, utilize-a.

Durante uma seca a qualidade da água pode deteriorar-se. Em caso de dúvida ferva-a durante 10 minutos antes de a beber.