Fenatruta espera atrair milhares de turistas

Bom Retiro e Urubici – Na sua quarta edição, o Festival Nacional da Truta ? Fenatruta 2019 teve lançamento oficial na manhã desta quarta-feira (21 agosto), no Curucaca Hotel, em Bom Retiro. Jornalistas, assessores de imprensa e comunicação, chefes de cozinha, prefeitos, vereadores, convidados e até o deputado estadual Marcius Machado tiveram a oportunidade de saborear pratos especialmente criados para o evento que este ano, espera atrair alguns milhares de turistas à Serra Catarinense.

Idealizado pela Associação do Trade Turístico de Urubici ? Pouserra, o Fenatruta mobiliza seus mais de 70 associados da entidade focados na gastronomia local e regional. E um dos objetivos é diminuir as taxas de sazonalidade na baixa estação.

Tendo a truta como referência, o Fenatruta envolve os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo de Urubici e Bom Retiro. Na primeira edição o festival contou com nove restaurantes e mais de 850 pratos comercializados. No ano seguinte, o número saltou para 15 estabelecimentos e cerca de 2.000 pratos consumidos. Ano passado, o evento envolveu 16 restaurantes e foi prestigiado por cerca de 10 mil pessoas.

?Este ano o festival contará com a participação de 19 restaurantes. Estamos consolidando um evento gastronômico que permitirá aos visitantes e moradores locais degustarem pratos típicos que constam num cardápio especialmente selecionado para agradar o paladar e os bolsos, com preços máximos R$ 49,50 por pessoa?, disse o presidente da Pouserra Antônio Paz.

O presidente da Amures prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel chamou a atenção para o potencial turístico da região. ?O que era potencial está se transformando em ação efetiva. Poder público e iniciativa privada estão atentos a este movimento econômico que está sendo provocado pelo turismo. Hoje somos a região que mais cresce em termo turísticos?, destacou o presidente da Amures, lembrando que a integração tem sido o segredo do turismo.

O prefeito de Urubici Antônio Zili disse que o turismo se tornou irreversível. ?Para dar errado o turismo é só se nos esforçarmos muito. É algo que não tem mais volta e independe do poder público. Só temos a agradecer à essas pessoas que estão dando tudo para transformar a região em atrativo turístico, como este festival de gastronomia?, declarou Zilli.

Festival contagia a comunidade

O Fenatruta deste ano está chegando com um ar ainda mais festivo. As duas praças da Avenida Adolfo Konder, em Urubici, se alternam para serem palco do receptivo do festival. Apresentações de talentos locais, degustações e capacitações farão parte das atrações.

De 23 de agosto a 29 de setembro, os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias de Urubici e Bom Retiro, além de pousadas e vinícolas da região, oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta.

Através da parceria com o Senac, Sesc e Sebrae, os municípios estão bem mais capacitados e preparados para oferecer o que há de melhor aos visitantes.

Estimulada pelo Festival, a comunidade passou a frequentar mais os restaurantes e valorizar a truta como um produto representativo das potencialidades locais.

Infos: Oneris Lopes