Geada em pleno verão: Urupema registrou 0,9°C nesta quinta-feira

Serra Catarinense – Em pleno fevereiro o frio faz questão de deixar sua marca na Serra Catarinense. Uma massa de ar seco e frio passa sobre Santa Catarina fazendo com que os próximos dias tenham temperatura abaixo do normal para época do ano. As cidades de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, sentiram as temperaturas caírem na madrugada desta quinta-feira (27). A cidade de Urupema teve a menor temperatura, 0,9°C; São Joaquim 2°C; Bom Jardim da Serra 2,5°C. Essa foi a quarta geada, na Serra Catarinense, registrada em 2020.

Em Lages a mínima ficou entre 5°C e 6°C, e a máxima, durante o dia, deve chegar aos 22°C. A chance de chuva está descartada para esta quinta, pois o sol vai predominar.

Conforme o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, a sexta-feira (28), permanece fria, porém com as temperaturas um pouco mais elevadas. “Frio durante a manhã e temperaturas amenas à tarde”, afirmou Coutinho.

O meteorologista da Central do Tempo, Piter Scheuer, também afirma que as madrugadas serão frias, “com marcas expressivas e históricas para fevereiro, em algumas áreas do estado”.

Também há risco de geada isolada no topo da Serra na sexta-feira (28). “Sexta com sol e tempo bom. Em Lages, a mínima fica entre 7ºC e 8ºC, com tempo firme, a máxima pode chegar a 23ºC. O fim de semana também segue com tempo bom, tendo temperaturas amenas ou mais baixas no início da manhã, e mais elevadas à tarde”, explica Piter.

Foto: Mycchel Legnaghi