Vinícola Pericó faz mais uma colheita para produzir o Icewine Brasileiro

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Sex, 25 de Maio de 2018 09:44
São Joaquim - A Vinícola Pericó, com sede na localidade do Pericó Valley, distante 25km do centro de São Joaquim realizou nos dias 23 e 24 de abril
a terceira colheita das uvas congeladas de Cabernet Sauvignon para produzir o Icewine Brasileiro, uma exclusividade da Vinícola Pericó. As colheitas anteriores só foi possivel nos anos de 2009 e 2011.
 
    Para elaborar um Icewine, “vinho de gelo”, é preciso colher as uvas maduras em temperatura inferior a -6ºC. Nessa condição, a água congelada no interior das uvas é separada durante o processo inicial de elaboração, resultando em um mosto rico em açúcares que posteriormente é fermentado lentamente e depois, permanece por alguns meses em barricas de carvalho francês.

    Enquanto na maioria dos países produtores de Icewine, como Alemanha, Áustria e Canadá, as uvas são das variedades brancas, na Pericó a eleita foi a Cabernet Sauvignon, escolhida por ser a de colheita mais tardia. É também a única capaz de sustentar seu lento amadurecimento nas parreiras até a chegada das temperaturas negativas do inverno. 
 
    Em 2010, a Vinícola Pericó lançou o primeiro Icewine brasileiro no dia 10 de outubro. As embalagens do vinho teve a participação da artista plástica joaquinense Tereza Martorano. 
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet