Grupo Gestor de Turismo e sua Atuação!

Qua, 01 de Junho de 2011 21:58

Grupo Gestor de Turismo e sua atuação!

Em reunião realizada no último dia 23 de maio no Serra Catarinense Convention & Visitor's Bureau, o grupo gestor de São Joaquim enviou três ofícios fazendo as suas reivindicações iniciais para que o turismo de São Joaquim seja tratado de forma profissional e que cada vez mais melhore a sua qualidade, o Grupo entende que das 14 prioridades elencadas junto ao SG65, Ministério do Turismo, estas sejam as primeiras que necessitam ser postas em prática efetivamente, como disse em colunas anteriores, não podemos mais brincar de fazer turismo, a coisa é séria e deve ser tratada como tal.

O Grupo Gestor espera ser ouvido e as reivindicações postas em prática dentro do prazos estipulados. O próprio grupo entende e sabe que é necessário cumprir metas e fez a sua parte junto ao Municípío cumprindo dentro dos prazos estabelecidos tudo aquilo que o Mtur, o Instituto Marca Brasil e a Fundação Getúlio Vargas exigiram, segue abaixo, cópia dos ofícios enviados, ao Prefeito Municipal, a Secretária Regional e ao Governador do Estado, o grupo espera que todas solicitações sejam postas em prática!

São Joaquim, 25 de Maio de 2011.

Ofício nº 002/GG/2011.

Exmo. Sr.

JOSÉ NERITO DE SOUZA

Prefeito Municipal

São Joaquim - SC

Prezado Prefeito,

O Grupo Gestor de São Joaquim, atendendo orientações do Ministério do Turismo, do Instituto Marca Brasil e da Fundação Getúlio Vargas, vem por meio deste, solicitar de Vossa Excelência, que sejam cumpridas as metas que estão estipuladas no SG65, para que nosso Município não corra mais o risco de perder a condição de Indutor do Turismo Catarinense, reiterando que estas metas deverão ser cumpridas efetivamente, pois o referido grupo vem trabalhando durante todo o ano de 2010 e também nestes meses de 2011, onde tivemos que refazer todo o trabalho designado pelos órgãos acima citados que tínhamos um ano de prazo, em apenas um mês! O Grupo Gestor realizou um trabalho eficaz, e em 30 dias, conseguiu cumprir todas as metas estipuladas. Cabe a partir de agora ao Poder Público Municipal e Estadual cumprirem as exigências  oriundas do Mtur, no sentido de desenvolvermos o Turismo de São Joaquim e da Serra Catarinense.

As metas iniciais são as seguintes:

1º)  Alterar o nome da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio para Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Pois deverá ser repassado ao Fundo Municipal de Turismo o valor de 7% referente a devolução do ICMS à Prefeitura Municipal. Prazo para esta meta: Até 30 de Junho de 2011.

2º) Solicitar através de Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, o valor de 25% do IPTU, ou de 70% do ISS gerado pelo Município para que seja destinado ao Fundo Municipal de Turismo. Prazo para esta meta: Até 31 de Julho de 2011.

O Grupo Gestor, através de reunião realizada no dia 23 de maio de 2011, entende que, estas ações são fundamentais para que o processo de desenvolvimento do nosso turismo, através deste importante passo seja de uma vez por todas levado a sério, com a efetivação desta ação o Grupo Gestor, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo, estará chamando à responsabilidade todas as entidades joaquinenses para participarem, contribuindo também com o Fundo Municipal de Turismo através da instituição do Tax-room (Taxa agregada aos recebimentos de cada empresa, destinada ao fundo).

O Grupo Gestor entende que este processo alavancará definitivamente o desenvolvimento do Turismo Joaquinense.

 

Exma. Sra.

SOLANGE S. PAGANI

Secretária de Estado do desenvolvimento Regional – São Joaquim

São Joaquim - SC

Senhora Secretária,

O Grupo Gestor de São Joaquim, designado pelo Ministério do Turismo,  Instituto Marca Brasil e Fundação Getúlio Vargas, atua como articulador para cumprir as metas que estão estipuladas no SG65, para que o Município de São Joaquim se mantenha na condição de Indutor do Turismo Catarinense. O referido grupo vem trabalhando desde o ano de 2010, para atender as exigências  oriundas do Mtur, no sentido de desenvolvermos o Turismo de São Joaquim e da Serra Catarinense.

Assim sendo, gostaríamos que Vossa Excelência, através da Sra. Valéria Bleyer Zanette, agendasse uma reunião para receber o nosso Grupo em seu gabinete, onde estaremos levando ao seu conhecimento toda atuação do Grupo até então e também obtendo algumas informações relativas à SDR – São Joaquim por parte de Vossa Excelência.

Aguardamos a Vossa manifestação, assim como a data para que possamos visitá-la em seu gabinete.

Sendo o que tínhamos para o momento e contando com o alto espírito público, peculiar em Vossa Excelência, penhoradamente o Grupo Gestor de São Joaquim agradece.

 

Exmo. Sr.

RAIMUNDO COLOMBO

Governador do Estado de Santa Catarina

Florianópolis - SC

Senhor Governador,

O Grupo Gestor de São Joaquim, designado pelo Ministério do Turismo,  Instituto Marca Brasil e Fundação Getúlio Vargas, atua como articulador para cumprir as metas que estão estipuladas no SG65, para que o Município de São Joaquim se mantenha na condição de Indutor do Turismo Catarinense. O referido grupo vem trabalhando desde o ano de 2010, para atender as exigências  oriundas do Mtur, no sentido de desenvolvermos o Turismo de São Joaquim e da Serra Catarinense.

Em função da não realização da Festa Nacional da Maçã, os vários setores envolvidos estão apoiando a realização do Festival de Inverno de São Joaquim, haja visto o enorme prejuízo causado pela não realização da mesma, fato este inclusive apontado como extremamente negativo pelo Instituto Marca Brasil.

Como acontece todos os anos, a nossa alta temporada turística ocorre nos meses de inverno, onde há uma super lotação da Serra Catarinense, com base nestes fatos salientamos a importância da realização de um evento organizado, que venha suprir as necessidades sociais e culturais de nossos visitantes com qualidade, face a isto, solicitamos a Vossa Excelência uma atenção muito especial, com aprovação do Projeto do Festival de Inverno, que tem como proponente a Prefeitura Municipal de São Joaquim, e encontra-se junto ao SEITEC, sob nº PTEC 17/0173, na SOL, no valor de R$. 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais).

Aproveitando a importância deste pedido, gostaríamos que Vossa Excelência realizasse a Operação Inverno, como ocorre na Operação Verão da Polícia Militar de Santa Catarina, em todos os Municípios que compõe a 28ª SDR, a exemplo do que acontecerá em Lages.

Temos convicção de que o turismo é a mola alavancadora do desenvolvimento da Serra Catarinense, por esta razão é que solicitamos este pleito, temos igualmente a convicção de que Vossa Excelência, como serrano catarinense que é, viabilizará nossa solicitação, pois conhece profundamente as nossas necessidades.

Sendo o que tínhamos para o momento e contando com o alto espírito público, peculiar em Vossa Excelência, penhoradamente o Grupo Gestor de São Joaquim agradece.

Atenciosamente. Membros do GG

Eduardo Luiz Sobânia                             Luciano Tomasini                        

Presidente do Condetur                             Restaurante Pequeno Bosque

Nádia Terezinha de Souza                        Karin Bathke

Presidente da Protur                                     Pousada Caminhos da Neve

Josiane Velho

Secretária Executiva do Serra Catarinense C&VB

Pedro Paulo Goulart da Silva

SDR- São Joaquim

Valéria Bleyer Zanette

SDR – São Joaquim

Maria Gorete Oderdenge

Secretária Municipal de Turismo

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet