Estamos preparados para receber os turistas no inverno?

Sex, 10 de Junho de 2011 17:04

NeveCom a chegada do frio tenho escutado muita gente falando sobre a falta de preparo da cidade para receber turistas. Muitos reclamam da falta de leitos nos hotéis e pousadas, outros falam dos restaurantes e muitos falam da falta de planejamento para o inverno.
Todos sabemos que o inverno é a nossa alta temporada, o momento em que recebemos o maior número de turistas na Serra Catarinense. Discordo dos que reclamam da falta de leitos quando temos previsão de neve, pois independente do número de leitos que tenhamos, sempre vai faltar vaga quando as emissoras de todo o Brasil anunciarem esse que é um dos mais belos fenômenos da natureza.

A falta de leitos não é um problema apenas de São Joaquim e da Serra Catarinense, a falta de leitos é um problema em várias cidades do Brasil, seja qual for o motivo, eventos, feiras ou, no nosso caso, a neve.
Discordo também quando falam dos nossos restaurantes. Hoje temos bons restaurantes na cidade, como o Pequeno Bosque, cujo proprietário também está investindo em uma nova casa de grelhados que deve ficar pronta ainda para temporada de inverno, o La Cave, o tradicional Cristal de Gelo, sem falar nas Pizzarias, restaurantes orientais e cafés.
Quero com isso, caro leitor, dizer que não faltam restaurantes e o problema não está na falta de leitos em nossa cidade, o que falta é apoio para novos investimentos e para que os mesmos tenham condições de crescer.
Então jogo a vocês a pergunta:

Será que estamos preparados para receber os turistas no inverno?

A iniciativa privada sejam hotéis, restaurantes ou receptivos tentam se preparar como podem para atender melhor o turista e a população local, o que falta para a nossa cidade no inverno é planejamento e apoio.
Precisamos de um festival de Inverno onde o turista possa ver algo único, que não pode ser observado em nenhum outro lugar do Brasil. Precisamos embelezar a nossa cidade para que ela fique agradável aos olhos de moradores e turistas. Precisamos investir no capital humano para que ele possa ser transformador.
Algumas iniciativas tem sido discutidas para oportunizar a turistas e a comunidade local novas experiências e deixar o inverno no município ainda mais atrativo. São elas:
•    Esculturas de gelo na praça, valorizando e divulgando o trabalho dos nossos escultores.
•    Um contador de causos, contando histórias da nossa região na Casa do Turista em São Joaquim, com um fogo de chão para o turista se esquentar enquanto espera a neve chegar.
•    Porque não uma exposição fotográfica com fotos de neves históricas da Serra Catarinense, valorizando assim o trabalho dos nossos fotógrafos.
•    Apresentações tradicionalistas que correriam os restaurantes da cidade, mostrando para o turista a beleza da nossa cultura.
•    Vejo em várias cidades com temperaturas muito mais altas que as de São Joaquim, algumas até mesmo no litoral, com pistas de patinação no gelo. Por que não temos na cidade que é considerada a mais fria do Brasil uma pista desta nos meses de junho e julho?
•    O sino da neve deveria ser adotado por todos os joaquineses, comprando e tocando um sino sempre que tivermos previsão de neve, chamando e anunciando um dos mais belos fenômenos da natureza e fazendo assim parte desse movimento que pretende tornar São Joaquim conhecida como a cidade do sino da neve.
•    Por que não valorizarmos nossos corais e nossa orquestra, que poderiam ser convidados a se apresentar nas nossas praças?
•    E para finalizar deveríamos ter uma política de valorização dos nossos guias de turismo, pois uma visita guiada é um diferencial que esclarece e enriquece a visita dos turistas.

Essas são apenas algumas iniciativas que poderiam ser tomadas para prepararmos a nossa cidade para receber os turistas no inverno. Iniciativas estas, que mostrariam que em São Joaquim e na Serra Catarinense, diferente do que se pensa, temos muito o que fazer. Iniciativas que elevariam a alta estima da nossa população, movimentando o comércio e deixando nossa cidade com a cara do belo povo serrano. 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet