"I Have a Dream"...

Sex, 24 de Junho de 2011 23:37

"I Have a Dream"...

A cidade que temos e a cidade que queremos...

Plagiando Martin Luther King inicio este artigo, também dizendo que, "Eu tenho um sonho"...  e tenho também convicção de que este sonho, não é somente meu, mas de muitos Joaquinenses que efetivamente amam a nossa cidade, que tem um futuro promissor e calcado na sustentabilidade. Durante anos São Joaquim viveu o "milagre econômico" do extrativismo vegetal indiscriminado, depois veio a maçã redentora de nossa economia, hoje estamos no limiar de uma explosão turistica com a produção de vinhos finos de altitude e com certeza toda esta evolução é um anuncio de que a atividade que mais cresce no mundo será muito em breve a mola propulsora de desenvolvimento de nossa terra, o Turismo se for adequadamente planejado transformará São Joaquim em uma cidade com qualidade de vida.

Há que se lembrar que a Educação, quando bem conduzida terá uma atuação prepondrante para que haja efetivamente o tão almejado crescimento sustentável no turismo, sabemos pois. que tudo começa na sala de aula!

Fiquei muito feliz nesta semana, comecei ver lampejos de que de fato, estamos caminhando para uma visão diferente da cidade, refiro-me ao trabalho realizado em conjunto pela Prefeitura Municipal, a SDR de São Joaquim, o Projeto ACORDE, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a comunidade, com a Limpeza da Cidade, foi experiência muito gratificante poder exercer a cidadania de forma explícita. Outro evento importante, o "Sino da Neve", anunciando a chegada da nossa mais importante estação, o inverno, que maravilha, os sinos dobrando, a cidade feliz, a banda tocando, desfilando pelas ruas da cidade, mas de tudo isso o que tiro de mais importante são as pessoas se confraternizando, a alegria de cada um fazendo a sua parte sem cobrar nada de quem quer que seja, foi espetacular... PARABÉNS as entidades aqui citadas, especialmente a PRÓTUR de São Joaquim através de sua presidente.

Quero também deixar claro que não pego no pé de ninguém, se sou interpretado desta maneira me desculpem, mas quando vejo ações como estas sendo realizadas em São Joaquim, confesso, fico emocionado e a ansiedade toma conta dos meus desejos, é a vontade de ver São Joaquim bem, São Joaquim elevado a níveis de categorias internacionais, vejo nossa cidade sendo consolidada como "Destino Turístico Internacional"... E aí? como não ficar ansioso!

Já fiz algumas matérias sobre o Plano Diretor Municipal e aqui não quero mais uma vez "pegar no pé" de ninguém, mas valem as  perguntas?

Vivemos em um momento em que o poder público deve ser transparente na divulgação dos gastos públicos, sem deixar dúvidas como e onde estão sendo investidos os recursos oriundos das taxas e impostos municipais, bem como das transferências dos outros entes federados (Estado e União). Diante da Lei de Responsabilidade Fiscal, é inconcebível que uma prefeitura do porte de São Joaquim não tenha os seus dados orçamentários disponibilizados e atualizados, em especial sobre a Lei Orçamentária Anual - LOA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, das despesas e receitas efetivamente realizadas, os contratos, os convênios, os editais e resultados das licitações e outros, bem como seu Plano Plurianual de Ação Governamental, que vai nortear as ações do governo para os próximos quatro anos. Lembrando que todos os planos devem ser embasados no Plano Diretor Participativo. O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento turístico, urbano e rural, aplicável a todo o território municipal e referência obrigatória para os agentes públicos e privados que atuam no município, integrando o processo contínuo de planejamento municipal. Será que os nossos gestores e vereadores conhecem o que diz o Plano Diretor e as suas ações estão se pautando por ele? Os projetos em andamento na cidade foram construídos com base no Plano Diretor? Há uma política de formação permanente de profissionais qualificados na Prefeitura para as ações de planejamento e avaliação das políticas públicas? Se há, porque não encontramos esses dados disponibilizados para a sociedade?

A população de São Joaquim necessita de políticas públicas que atendam às reais necessidades da população. Merece respeito e participação ativa das empresas, sociedade, governo e comunidade,  de professores e estudantes em prol de uma cidade antenada com a sustentabilidade, solidariedade, desenvolvimento turístico,  urbano e rural. O futuro pede passagem para trazer São Joaquim ao caminho do desenvolvimento sustentável!

Enfim meus caros conterrâneos, esperamos e almejamos que todos os nossos sonhos se tornem realidade, sabemos também que para isto acontecer ainda há muito a fazer, mas podemos sim, dar o primeiro passo para transformarmos nossa sociedade, digo muito aos meus alunos, que tal começarmos por nosso quarto? por nossa casa? por nosso terreno? por nosso jardim? por nosso Bairro?   E o mais importante, por nossa Consciência???

Até a próxima...

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet