Governo do Estado inaugura Escola de Ensino Médio em Bom Retiro

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Qui, 03 de Agosto de 2017 08:35
Bom Retiro - O Governo do Estado inaugura nesta quinta-feira, 03 de agosto, a nova escola de Ensino Médio Valmir Omarques Nunes, em Bom Retiro, 
na Serra Catarinense. O ato deverá contar com a presença do governador do Estado João Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps e será realizado às 10 horas no Auditório da Escola.

Com capacidade para 700 alunos, a Escola atende atualmente de 216 estudantes. A Escola iniciou as atividades em fevereiro de 2017, com os cursos técnicos em agropecuária e informática, além dos estudantes do ensino médio regular. Os cursos técnicos na modalidade EMIEP – Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissionalizante em período integral foram definidos a partir de uma comissão que realizou um levantamento de demandas na região para a definição dos cursos e audiência pública.

Com um investimento de R$ 8,2 milhões, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação - FNDE e do Pacto por Santa Catarina, a Escola possui 5,9 mil metros quadrados de área construída e dispõe de 12 salas de aula, sete laboratórios, sendo dois de informática, matemática, química, física, biologia e línguas. Conta ainda com um teatro arena e um auditório com capacidade para 220 pessoas e o Centro Esportivo e Cultural (Ginásio de Esportes), que inclui arquibancadas, palco, sala de jogos e infraestrutura dos vestiários. O prédio possui centro de convivência, biblioteca com dois pisos e centro administrativo integrado com professores.

A Escola já iniciou levantamento de demandas para os cursos de Enfermagem e Vestuário, com o objetivo de ofertá-los no próximo ano letivo. A unidade escolar poderá receber alunos dos municípios da ADR São Joaquim: Bom Retiro, Urubici, Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urupema e São Joaquim, além dos municípios vizinhos: Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, Bocaina do Sul e Petrolândia, na formação do ensino profissionalizante através da oferta dos cursos Técnicos de Agropecuária e Informática em período integral. O gerente regional de Educação, Murilo Fontanella Vieira destaca a importância de uma escola com uma estrutura para atender toda a região. “Os cursos técnicos são de agropecuária e informática são destaque e já trabalhamos para a realização de cursos em outras áreas. Queremos ofertar cursos e manter nossos jovens na região”, ressaltou o gerente.

A Escola recebe o nome de Valmir Omarques Nunes, também conhecido como Lélo. Natural de Bom Retiro trabalhou como sapateiro na sua adolescência e formou-se em Contabilidade, atuando por 10 anos como tesoureiro do Hospital Nossa Senhora das Graças. Também foi professor do curso técnico em contabilidade da EEB Alexandre de Gusmão. Atleta e diretor da CME de Bom Retiro por 15 anos, Valmir teve grande parte de sua vida dedicada ao voluntariado. Faleceu em 2011, aos 59 anos de idade.

Crédito Fotos: Selmo Luciano Córdova Silveira e Fabio de Almeida/Divulgação da EEM Valmir Omarques Nunes

Info: Elenise Melo Nunes
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet