Novembro Azul alerta para a prevenção e cuidados com a saúde do homem

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Dom, 12 de Novembro de 2017 21:18
Novembro AzulO mês de novembro é tradicionalmente lembrado pelas ações e alertas relacionados à prevenção da saúde do homem. 
E não é para menos. Os números chamam a atenção para as doenças e falta de cuidado com a saúde. De acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - os homens vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres.

Uma das doenças que afeta e preocupa o público masculino é o câncer de próstata. Os casos estão aumentando constantemente no Brasil. A cada ano, 69 mil pacientes são diagnosticados com o câncer de próstata no País. A boa notícia é que, se descoberta precocemente, a chance de cura da doença é de 90%.

CÂNCER DE PRÓSTATA

No Brasil, a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens. Acontece quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada e pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e com maior gravidade. Como não apresenta sintomas na fase inicial, quando ele se manifesta, quase 95% dos tumores já estão avançados, dificultando a cura. Por isso, a conscientização e a prevenção são tão importantes.

Para prevenir a doença, homens a partir dos 50 anos de idade, ou dos 45 anos em caso de histórico familiar, devem procurar anualmente o urologista.

FATORES DE RISCO

Além de fazer os exames regularmente, vale ficar atento aos principais fatores de risco:

>Idade, já que cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos;
 
>Histórico familiar;

>A raça, considerando que a maior incidência é entre homens de pele negra;  

>Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

>O sedentarismo e a obesidade. 
 
Info: Marcos Bedin

 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet