Novo deslizamento na Serra do Rio do Rastro reacende alerta

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Ter, 21 de Novembro de 2017 15:12
Lauro MullerA rodovia SC-390 que corta a Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, voltou a preocupar após novo registro de deslizamento de terra
neste domingo, desta vez no quilômetro 407. A Polícia Militar Rodoviária fez a limpeza da pista e o trânsito seguiu sem interferências. Não houve feridos no episódio, mas este mesmo ponto já havia sido mapeado pela Defesa Civil Regional de Criciúma como um dos mais críticos com relação aos riscos de deslocamento de rochas e de detritos. De acordo com o órgão, somente neste ano foram três deslizamentos graves e outras várias ocorrências de pequeno porte ou baixo risco. Por enquanto, os motoristas precisam contar com a sorte.

O presidente do Deinfra, Wanderlei Agostini, disse que os técnicos do departamento elaboraram um projeto para instalação de telas de aço que seriam fixadas nas rochas para evitar os deslizamentos, porém o governo do Estado diz não ter recursos para realizar a obra. Agostini não soube informar o custo da operação, mas afirma  que o Estado está buscando financiamento junto ao Banco do Brasil.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Cardoso, também prometeu em outubro apresentar um projeto de pedágio turístico da Serra do Rio do Rastro para a Assembleia Legislativa (Alesc), mas o mesmo ainda está em discussão.

O dinheiro arrecadado poderia ajudar na manutenção do trecho. O problema, segundo o secretário é quem vai fazer a gestão desse pedágio. Enquanto isso, os deslizamentos continuam acontecendo. Em outubro, um desmoronamento atingiu dois carros e um micro-ônibus, três pessoas ficaram feridas.
 
Todos os pontos onde aconteceram os deslizamentos são considerados de risco e já estão no relatório que a Defesa Civil, entregues no ano passado ao Deinfra. Em julho, a Defesa Civil testou um produto impermeabilizante que poderia ajudar a conter a terra. O resultado do teste foi positivo, mas a Secretaria de Estado da Infraestrutura ainda não aprovou o uso do produto.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet