Berneck indústria de painéis pretende se instalar em Lages

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Qua, 14 de Fevereiro de 2018 09:07
Lages - O protocolo de intenções para instalação da empresa Berneck, foi assinado no dia 6 de fevereiro em Lages. A empresa de painéis em madeira
deve se instalar em Lages em dois anos. Neste protocolo, Governo do Estado, município e a empresa irão mostrar o objetivo da indústria na região.

Já instalada em Curitibanos, a Berneck é esperada há algum tempo em Lages. Depois de boatos sobre sua vinda, a instalação se concretiza a partir da assinatura desse documento. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o protocolo de intenções entre as partes tem como objetivo a instalação, propriamente dita, de uma indústria de painéis, em MDF e HDF, fábrica de serrados de Pinus e uma unidade de cogeração de energia elétrica.

Os investimentos somam, inicialmente, R$ 800 milhões. A instalação será na rodovia BR-116, em Lages. E a expectativa é de instalação em até 24 meses. Estão previstos até mil empregos diretos, sendo que 550 postos de trabalho serão gerados em um primeiro momento. Além disso, a obra vai gerar cerca de 800 empregos indiretos na região.

A unidade em Lages será similar a da Curitibanos, com a mesma linha de produção. O parque industrial terá capacidade produtiva e tecnologia de última geração, fortalecendo o setor no Estado.

Incentivos
 
Entre os benefícios concedidos pelo Governo estadual estão o Pró-Emprego e o acesso ao Prodec. O Pró-Emprego analisa as necessidades de mão de obra da empresa e oferece cursos de qualificação na região onde ela será instalada, para formar essa mão de obra. O Prodec – Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense oferece incentivo equivalente ao percentual determinado sobre o valor do ICMS, que será gerado pela indústria. Além disso, a SDS se comprometeu a envidar os melhores esforços para possibilitar os licenciamentos e autorizações necessárias, como a outorga de direito de uso dos recursos hídricos, por exemplo.

A vinda da empresa para Lages foi um trabalho em conjunto, que se iniciou há três anos. Segundo o secretário, Carlos Chiodini, foram necessários permanentes esforços entre Governo do Estado e município para a viabilização do empreendimento.

Info: Vinicius Prado

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet