Dia da Família na Escola propõe apoio ao estudante para pensar projeto de vida

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Qui, 05 de Abril de 2018 09:21
Santa Catarina - No sábado, dia 7, familiares são convidados a participarem da vida escolar dos estudantes com uma programação especialmente preparada para celebrar a data

No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. Um dos estímulos para que essa realidade mude gradativamente vem por meio de um projeto de lei proposto pelo Movimento Santa Catarina pela Educação que estabelece o Dia da Família na Escola.

Este ano, ele será no próximo dia 7 de abril e vai propor uma reflexão sobre a importância do apoio da família na construção do projeto de vida pelos estudantes, ainda mais considerando os desafios do mundo do trabalho em constante transformação.

 Todas as escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai),  estão mobilizadas para promover ações educativas e recreativas alusivas ao tema. Entre as atividades que serão promovidas estão palestras com especialistas sobre projeto de vida e escolha profissional, ações de estímulo à leitura e oficinas de brincadeiras tradicionais.

Os problemas ambientais serão trabalhados pelas escolas parceiras do Movimento na Serra. Na Escola de Educação Básica Belisário Ramos, em Lages, e Escola Básica Municipal Belisário José Luiz, em Capão Alto, o foco principal será a água. Em Lages, às 9h, será realizado um passeio ciclístico e, a partir das 14h, palestras sobre meio ambiente e a importância da água para a sobrevivência do planeta.  Em Capão Alto, das 8h às 12h, haverá um resgate da história do município e distribuição de mudas de árvores nativas.

Durante toda a semana, o Sesi vem realizando atividades  que contemplam cerca de 560 alunos da Educação de Jovens e Adultos (Eja) em Lages, Otacílio Costa, Capão Alto, Campo Belo, Correia Pinto e São Joaquim.  A proposta é envolver alunos e familiares neste período para que no próximo sábado possam participar com seus filhos nas escolas que eles estudam.  No Sesi Escola Educação Infantil a programação ocorre das 14h às 17h com oficinas, territórios de atividades e uma combinação com oficinas Maker.

O Instituto Euvaldo Lodi (Iel) é parceiro do Senai com orientações para os pais sobre o mundo do trabalho e as expectativas para o século XXI. Além disso, no Senai haverá mini aulas para os familiares, atividades em laboratórios, gincana, roda de chimarrão entre outras atividades marcadas para ocorrer entre 9h e 11h.

Dia da Família na Escola
 A proposta da criação do Dia da Família na Escola, que chega a seu segundo ano, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

O Movimento SC pela Educação
Criado em 2012 como uma iniciativa da indústria, com o apoio das federações dos trabalhadores, o Movimento ganhou a adesão do comércio (Fecomércio-SC), da agricultura (FAESC) e dos transportes (Fetrancesc) e passou a se chamar em 2016 Movimento Santa Catarina pela Educação. A iniciativa tem apoio ainda de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet