Araucária gigante chama a atenção na Serra Catarinense

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Qua, 02 de Maio de 2018 15:28
São Joaquim - A araucária gigante localizada em uma propriedade rural de São Joaquim tem chamado a atenção de turistas e instituições,
 como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Além da altura, estima-se que o tempo de vida dela seja acima da média.

— São dados oficiais, do Ibama e da fundação Chico Mendes. Ela tem 42 metros de altura, 15 metros de circunferência, altura do peito. Sem falar na idade, que a vida média de uma araucária é de 350 a 450 anos. Essa, segundo os biólogos, tem entre 600 e 900. Então, imagina, quando foi descoberto o Brasil ela já estava aqui — afirma o produtor Antônio Lúcio de Souza Filho.

Ela é considerada uma das maiores araucárias do Brasil, e a sua preservação é acompanhada pelo ICMbio  De tão grande, ao crescer o tronco se dividiu ao meio, e dentro dele chega a caber até dois cavalos. A araucária, que é fêmea, produz pinhão, mesmo sendo tão antiga.

— A história dela, que eu conheço, é que ela está aqui até hoje porque na época que o pessoal cortava o pinheiro não havia serra suficiente para poderem derrubar a araucária. Então, eu considero ela como uma araucária de muita sorte, porque eles não conseguiram tombar, e ela sobrevive até hoje — conta Joana Arruda Souza, dona de uma pousada na região.

Todos os meses, visitantes passam pelo local para conhecer essa árvore gigante. O acesso é a cavalo ou a pé, através de trilhas.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet