Apicampos quer valorizar a cultura do trabalhador rural na Serra

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Qua, 04 de Julho de 2018 15:31
Campos de Cima da Serra - Apicampos foi fundada no ano de 2014, partiu de uma ideia do apicultor Mário Borges Boeira, com a intenção de fortalecer a apicultura 
nos Campos de Cima da Serra. Mário Borges Boeira, 55, é natural de Bom Jardim da Serra, com propriedade também em São José dos Ausentes, filho de tropeiro, que desde sua juventude tropeava queijo, pinhão e mel com seu pai Dirceu Vieira Boeira para Nova Veneza e Criciúma. O primeiro presidente da Apicampos - Associação dos Apicultores dos Campos de Cima da Serra teve a ideia de fundar a associação, pois com a imigração desordenada de apicultores de outros estados e de outras regiões, que vinha sufocando a apicultura nos Campos de Cima da Serra, com a super população de colméias, retirando enxames e mel para outras regiões. 

Mário Borges Boeira se uniu com sua família e outros apicultores para fundar a Apicampos, trazendo conhecimento, projetos e ações para os pequenos e médios apicultores. A Apicampos promove palestras, cursos de Apicultura não só na área apícola, mas em todas da agricultura familiar, pois as famílias de pequenos e médios apicultores não vivem exclusivamente da apicultura. 

Apicampos dá consultoria a associações local, tem parceria do Senar e Sebrae. O Mel dos Campos de Cima da Serra, o Mel Branco, é conhecido como o melhor mel do mundo e os associados e outros apicultores de nossa região envazam o mel em outros entrepostos e distribuem os seus produtos por várias regiões de nosso país. Com esta dificuldade de envazar o mel, a Apicampos está buscando parcerias e apoiadores para construção de um entreposto nos Campos de Cima da Serra, beneficiando todos os apicultores da região. 

“A Apicampos ainda deu entrada para o registro da marca coletiva titulada "Apicampos. Mel Branco. O Mel dos Campos de Cima da Serra". Esta marca todos os associados terão direito de usar. Este projeto de marca coletiva tem a parceria do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteciemento. Estamos nos organizando e buscando parcerias para a realização do SEMAPI 2019 – Seminário Estadual de Apicultura, na região”, declara Mário Boeira.

“Nossa intenção é realizar no município de Cambará do Sul, onde a associação tem uma filial. A Apicampos levará Cambará a candidato como possível sede no Seminário de 2019, que neste será realizado nos dias 15 e 16 des de Julho em Panambi-RS. A intenção da comissão que este seja o seminário da inclusão, pois será entrada gratuita para a comunidade em geral. Também estamos com o projeto Pequeno Apicultor, com o intuito de levar a importância das abelhas para o ser humano e os malefícios dos agrotóxicos com palestras em colégios municipais e estaduais. O projeto horto Apicampos, vem ao encontro de nossa realidade, onde o aumento de lavouras, queimadas, desmatamento e diminuição de pasto apícola, vem prejudicando esta cultura. O projeto horto será realizado doações de mudas em colégios, locais públicos e incentivar os apicultores e todo homem do campo que plantem árvores melíferas originais de nossa região como Carne de Vaca, Bracatinga e outras árvores melíferas”, afirma Boeira.

“Ainda tem em andamento o projeto social de musicalização no município de São José dos Ausentes, onde em parceria com o museu Waldemar dos Santos Boeira, na Vila Silveira, onde as crianças de baixa renda ganham aulas de música gratuita”, finaliza Mário.

A Apicampos é a única associação que possui o departamento de cultura, tradição e turismo. Nesses quatro anos de Apicampos foram capacitados mais de 680 pessoas através das ações, cursos e palestras. Hoje a Apicampos possui ainda um conselho técnico formado por professores, advogados, técnicos e apicultores para organização dos projetos. Na última assembléia de abril durante a 25° Feira do Mel em Cambará do Sul foi eleito por aclamação o novo presidente Mário Gabriel Boeira, filho do primeiro presidente e fundador da Apicampos  Mário Borges Boeira, estavam presente 38 associados para a eleição.
 
Apicampos - Associação dos Apicultores dos Campos de Cima da Serra
Diretoria para o biênio 2018/2020
 
Presidente de Honra - Mario Borges Boeira
Presidente - Gabriel Boeira de Cambará do Sul, 
Vice Presidente - Elton Ramos de São José dos Ausentes, 
Secretária - Michele Oliveira de Cambará do Sul, 
Tesoureira - Franciele  de Aguiar de Cambará do Sul, 
Conselho Fiscal - Gislaine de São José dos Ausentes, Gustavo de Cambará do Sul e Maria Mariana Boeira de São José dos Ausentes. 
Conselho Técnico - Júnior e Adriana de Jaquirana; Luciana Valim, Luciana Rocha e Dione de Cambará do Sul e responsável pelo projeto Horto Celi Carvalho. 
 
 
 
 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet