Rio Rufino quer explorar potencial do Morro das Torres, na Serra Catarinense

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Qua, 01 de Agosto de 2018 10:05
Rio Rufino - Os municípios de Urupema e Rio Rufino, na Serra Catarinense, dividem o Mirante do Morro das Torres. Por muito tempo somente Urupema se beneficiou desse ponto turístico, agora,
 Rio Rufino também quer explorar o potencial do local.

As temperaturas no Morro já chegaram a 17ºC negativos com sensação térmica de 30ºC negativos. Além disso, é considerado um dos pontos mais altos do Sul do Brasil. Com esse histórico o local tornou-se famoso em todo o Brasil e ganha destaque a cada inverno.

Segundo informações do secretário de Turismo de Urupema, Antenor Arruda, cerca de 90% do espaço pertence a Urupema. Com isso, apenas 10% fica no território de Rio Rufino. Em contrapartida, o secretário de Turismo de Rio Rufino, Paulo Nunes, explica que conforme o mapa, a entrada e o estacionamento do Mirante Morro das Torres pertencem ao município de Rio Rufino.

Embora o Mirante tenha sido construído e mantido por Urupema, a ideia segundo Paulo Nunes, é colocar um termômetro para que turistas ao chegarem no Mirante possam saber que o local também pertence a Rio Rufino. Assim como Urupema é considerada a cidade mais fria do país, Rio Rufino, também oferece atrações para quem busca por ares mais gélidos.

O Morro das Torres é o limite entre os dois municípios. Para atrair mais a atenção do turista, na estrada de acesso, foi construída uma pracinha, e instalado um termômetro. Inclusive, a obra contou com a parceria da Prefeitura de Urupema. A ideia é que o nome da cidade de Rio Rufino também seja mais divulgado. “Estamos propondo que Rio Rufino seja o sobrenome de Urupema” comenta Nunes.  

De acordo com Antenor Arruda a obra do Mirante foi toda construída e custeada pelo município de Urupema. Valor foi de cerca de R$ 245 mil. O terreno pertence a uma propriedade particular, porém, o município tem a concessão. Por isso é responsável pela manutenção da infraestrutura, bem como, pelo pagamento mensal de cerca de R$ 700,00 ao proprietário.

Rota das Araucárias
 
Além disso, Paulo Nunes ressalta que Rio Rufino integra a Rota das Araucárias, onde oferece roteiros ecológicos junto a Urupema e Painel. Lançada em agosto do ano passado, a rota tem como com objetivo integrar o turismo nos municípios com apoio das prefeituras.

Juntos, os municípios conseguem aumentar a oferta de serviços turísticos como hospedagem, alimentação e visitação a pontos turísticos. Segundo o secretário de Rio Rufino, a Rota das Araucárias une forças para o desenvolvimento da atividade turística com sustentabilidade social, econômico, histórico e ambiental.

Os municípios são interligados, sendo por limites territoriais ou por atrativos turísticos, a exemplo do Morro das Torres que une os municípios de Rio Rufino e Urupema e também pelas grandes reservas de araucárias em Urupema e Painel. Um dos maiores desafios é desenvolver o turismo integrado nas quatro estações.

Pontos Turísticos
 
Painel: O município possui atrativos turísticos como a  Fazenda Grande; Cemitério Secular; Corredores de; Taipas; Cachoeiras e Produção de Trutas, além de ser o maior produtor de Pinhão do Brasil.

Urupema:  O município tem a Cachoeira que Congela, Morro das Torres, Observação de Pássaros, Praça Central da Cidade, é considerada a cidade mais fria do Brasil.

Rio Rufino: O município contempla o Turismo de Natureza. O visitante poderá  fazer um passeio pelas inúmeras cachoeiras, montanhas e cavernas, com diversas atividades,  cavalgadas, voo Livre, trekking, rappel, pesca esportiva e turismo rural. Ostenta o título de Capital Nacional do Vime e possui a maior Fábrica de Cestas em Vime do Brasil.

Rio Rufino
Área: 282.504 km (fonte IBGE/2016 )
População: 2.489 habitantes (fonte IBGE/2017 )
Altitude: 860m

Urupema
Área: 350.037 km (fonte IBGE/2016)
População: 2.487 habitantes (fonte IBGE/2017)
Altitude: 1.350m 

Painel
Área: 740,183 km² (fonte: IBGE/2016) 
População: 2.376 (fonte: IBGE/Censo/2017)
Altitude: 1.144m 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet