Jovens empresários da ACIL reúnem diversas lideranças

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Qui, 02 de Agosto de 2018 13:27
Lages - Jovens empresários da ACIL reúnem diversas lideranças em prol do desenvolvimento econômico de Lages.
A falta de continuidade de um plano de desenvolvimento socioeconômico em prol de Lages foi o principal incentivo para que os membros do Núcleo de Jovens Empreendedores (ACIL Jovem) da Associação Empresarial de Lages idealizassem o Fórum de Desenvolvimento Econômico. O principal objetivo do evento é reunir lideranças para discutir e contribuir com o desenvolvimento econômico municipal. O resultado do debate será transformado em documento chamado Pacto pelo Desenvolvimento Econômico.
 
Com mediação do empresário Athos Branco, o evento iniciou com uma palestra de Marcio Manoel da Silveira, diretor de tecnologia da informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que compartilhou seus conhecimentos sobre Cingapura e desenvolvimento de cidades inovadoras e deu dicas sobre planejamento das cidades. Segundo ele, o papel da cidade é ser um bom lugar para as pessoas morar, trabalhar, estudar, se divertir. Para isso é necessário gerar riqueza, o que gera emprego e renda e assim as pessoas poderão usufruir bem da cidade. “Para entender o papel da cidade temos que entender o papel do poder público, que é ser indutor. Para a cidade precisa ser competitiva o poder público tem que ser eficaz”, destacou.
 
No primeiro painel, Carlos Eduardo de Liz e Marcio Manoel da Silveira falaram sobre como garantir o sucesso na implementação de um plano de desenvolvimento econômico para a assertividade deste plano. Eles foram unanimes em destacar que deve-se pensar globalmente mas ação é local. Carlos Eduardo enfatizou a necessidade de desconstruir modelos para que o planejamento tenha sucesso, além de haver um equilíbrio entre o desenvolvimento social, ambiental, econômico e ecológico. “Nosso desafio será pensar localmente em como devemos explorar e desenvolver economicamente nossa região”, comentou ele.
 
Já o segundo painel, com os professores João Argon Preto e José Augusto Fornari Sousa, trouxe uma visão sobre os principais eventos que proporcionaram o desenvolvimento até os dias atuais e como essa base pode nos alavancar para o futuro. João Preto citou que o desenvolvimento da região iniciou com a criação de gados e passando pelo período de exploração da madeira. Segundo ele, desde a época da madeira até os anos 2000 a cidade paralisou seu desenvolvimento, o que fez com que muitos cidadãos mudassem para outras cidades em busca de novas oportunidades. Já Fornari destacou a importância das universidades para trazer estudantes de diversas cidades para Lages e ajudar a promover o desenvolvimento nos diversos segmentos da economia.
 
Para finalizar o evento, ocorreu o debate onde foram respondidas perguntas como o que é desenvolvimento econômico e qual o legado deixado pelo Plano de Desenvolvimento Tecnológico Econômico Regional (PDTER) e Lages do Amanhã.  Com base no que foi discutido nesse último momento do Fórum de Desenvolvimento Econômico foi formatado o documento que deverá nortear os próximos passos em busca do tão sonhado desenvolvimento econômico de Lages. O Pacto pelo Desenvolvimento Econômico será divulgado posteriormente.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet