Painel comemora hoje 24 anos de emancipação política

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Ter, 07 de Agosto de 2018 18:42
Painel - A cidade comemora hoje, 7 de agosto,  24 anos de emancipação política. Painel é uma típica cidade do interior, onde as crianças brincam nas ruas 
sem medo dos poucos veículos que circulam. As portas e as janelas das casas ficam escancaradas a qualquer hora do dia e os fogões a lenha estão sempre acesos com alguma delícia culinária sendo preparada.
 
A lenda sobre o surgimento do município nos conta que entre os municípios de Lages e São Joaquim, existia uma parada de tropeiros e troca de mercadorias denominado "Quarteirão do Portão" ou simplesmente "Portão".
 
Residia nesta localidade um velho conhecido na região como Pai Né. Estes fatos ocorreram entre 1700/1770. Posteriormente, por volta de 1885 quando Quarteirão do Portão já era uma vila, com alguns moradores, o clube 1º de junho e a igreja de São Sebastião (Padroeiro dos Fazendeiros), reuniram-se todos e decidiram trocar o nome da Vila para Painel.
 
Como atrativos turísticos, destacamos a Estação Nacional de Truticultura, onde são desenvolvidas a pesquisa e a criação de trutas; Nascente do Rio Caveiras, na localidade de Farofa; Truticultura Arco-Íris, fazenda de criação e pesca esportiva da truta. Tem a Fazenda Grande, uma das propriedades rurais mais antigas da região, onde se destaca a criação de gado Crioulo Lageano. Cemitério Secular, Corredores de Taipas, Cachoeiras e Produção de Trutas. O município é o maior produtor de Pinhão do Brasil.
 
 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet