Fumio Hiragami é um dos homenageados pela passagem dos 110 anos da Imigração Japonesa em SP

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Sex, 24 de Agosto de 2018 10:31
São Paulo – O fruticultor e empresário Fumio Hiragami, através de sua empresa Agro Comercial Hiragami será homenageado com a Comenda Kasato Maru 
em comemoração dos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil. O evento acontece dia 24 de agosto, sexta-feira, ás 14h, no Grande Auditório do Bunkyo, no bairro Liberdade na cidade de São Paulo. 

A Comissão para Comemoração dos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil vai homenagear 110 pessoas físicas ou jurídicas. Os organizadores esclarecem que, para receber a Comenda Kasato Maru, o candidato teve importantes contribuições para o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira, e trabalhou para o crescimento das relações Brasil-Japão.
 
Os homenageados receberão um diploma de honra ao mérito e uma medalha cunhada com réplica do navio Kasato Maru, simbolizando os imigrantes japoneses que aportaram em Santos no dia 18 de junho de 1908.
 
“Recebemos 187 indicações e, conforme a regra, definimos os 110. Não foi fácil fazer a seleção dos homenageados”, afirma Tomio Katsuragawa, da sub-comissão de homenagem.
 
História
 
Em 2008, no Centenário da Imigração Japonesa, 733 pessoas foram indicadas para Comenda Kasato Maru. A homenagem foi entregue a 250 pessoas. Além disso, receberam o diploma de Honra ao Mérito Kasato Maru 130 falecidos, 46 pessoas jurídicas e 28 condecorados (que já haviam recebido condecoração do governo japonês).
 
A meta era "prestar justa homenagem aos pioneiros da imigração japonesa e aos que trabalharam para a perfeita integração dos imigrantes na nova terra", explica Tomio Katsuragawa, que também coordenou a comissão naquela época. 

Todos os indicados tiveram seus currículos e justificativa de homenagem analisados pelos membros da Comissão de Homenagens (cerca de 25 voluntários), que deliberaram pela outorga ou não da honraria por votação aberta.
 
Entre os critérios, destaque para a exigência de comprovada notoriedade pelo tempo mínimo de cinco anos nas atividades relacionadas aos seguintes setores: Ciências Médicas e Biológicas, Esportes, Assistência Social, Ciências Exatas, atividades de entidades, intercâmbio Brasil-Japão, Ciências Humanas e Agricultura.
 
 
Infos: Kenia Gomes
 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet