Epagri realiza nesta quinta-feira, em Lages, Encontro de Jovens Rurais

Publicado por Anselmo Nascimento
PDF
Imprimir
Ter, 12 de Março de 2019 12:03
Lages - Nessa quinta-feira, 14, a Epagri reúne cerca de 200 pessoas em Lages para o Encontro de Jovens Rurais. O evento acontece das 8h30min às 17h no auditório da Uniplac 
e tem por objetivo a integração, socialização e troca de experiências entre jovens egressos dos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos pela Epagri.
 
Além dos jovens agricultores, seus familiares estão convidados para o Encontro. A vice-governadora, Daniela Reinehr, é uma das palestrantes. 

A Epagri realiza o curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo para jovens rurais há pelo menos 10 anos, nos seus 13 Centros de Treinamento espalhados pelo Estado. Ao longo desse período, o curso já formou mais de 2 mil catarinenses, em 72 turmas. Na região de Lages, os cursos acontecem desde 2013 e já formaram cerca de 150 pessoas, capacitadas para gerir suas propriedades rurais com mais profissionalismo. A edição 2019 do curso na região acontece entre abril e novembro e está com inscrições abertas. 

Além de permitir socialização entre os jovens que participaram das diversas turmas na região, o Encontro busca a valorização dos projetos empreendedores e a visibilidade do protagonismo dos jovens rurais, segundo explica Andréia Meira, extensionista social da Epagri na região e uma das responsáveis pelo evento. O Encontro é uma parceria prevista em convênio firmado entre a Epagri e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

A sucessão familiar, bem como organização e protagonismo, estão entre os temas centrais a serem discutidos no evento por jovens, pais, familiares, técnicos e lideranças locais. “Também será fomentada a criação de uma rede de cooperação entre jovens rurais da região para troca de informações, serviços e produtos”, acrescenta a extensionista. 

Programação 

08:30 - Inscrições e café

09:30 às 10:00 - Abertura

10:05 às 12h

- Palestra: Visão do atual governo para o Estado e as políticas públicas para os jovens rurais, oportunidade para permanência no meio rural com empreendedorismo e protagonismo - Vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr

- Palestra: Ação Jovem Rural em SC: resultados e desafios – Coord. Estadual do Projeto Jovem Rural da Epagri, Dra. Rose Gerber

- Palestra: História, identidade e sucessão familiar na Serra Catarinense – Prof. Msc. Humberto Aloísio Oliveira

12:00 às 13:30 - Almoço

13:50 - Apresentação artística

13:50 às 15:00 - Mesa redonda: Experiências empreendedoras de jovens rurais da Serra Catarinense, com apresentação de experiências empreendedoras de jovens rurais da região em diferentes atividades: 

- Cultivo de morango consorciado com alface em sistema semi-hidropônico, com Edvelton Ribeiro Mota, de Capão Alto

- Pecuária de Leite e sustentabilidade: construção de bioesterqueira e redução de adubos químicos, com Vanessa Peixer Ferreira e Anderson Alves, de Bom Retiro

- Pecuária de Corte: potenciais de mercado, com Andrigo Souza, de São José do Cerrito

- Pecuária de Corte: investimento e melhoria de sistema de produção, com Thiago Largura, de Lages

16h às 17h - Exposição de posters, troca de experiências e avaliação.
 

Serviço

· O que: Encontro de Jovens Rurais

· Quando: dia 14 de março, quinta-feira, das 08h30min às 17h

· Onde: no auditório da Uniplac em Lages (Av. Castelo Branco, 170, Bairro Universitário)

· Informações e entrevistas: Andréia Meira, extensionista social da Epagri, pelo fone (49) 3289-6426
 

Infos: Gisele Dias, jornalista
 
 
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet