Conheça o Acorde: Projeto de revitalização e desenvolvimento para a Serra Catarinense

Seg, 13 de Setembro de 2010 08:04

O projeto Acorde São Joaquim visa transformar a região em um pólo turístico de qualidadeSão Joaquim - O Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – de São Joaquim foi lançado oficialmente no dia 08 de agosto de 2009, no Centro de Eventos Paroquial e contou com a presença da comunidade e de diversas autoridades. Passado um ano do lançamento, o projeto Acorde ainda é desconhecido pela maioria da população.

    O Portal Serra SC tem o compromisso com a comunidade de levar informação e lança neste momento uma série especial com o nome “Conheça o Acorde”, para que você saiba quais são as propostas do projeto e de que forma ele irá mudar a realidade de São Joaquim e, consequentemente, da Serra Catarinense. A série, que você acompanhará ao longo das semanas, será composta por matérias que explicarão cada ação prevista no projeto.
    Neste primeiro texto vamos mostrar qual a ideia e como nasceu o projeto Acorde São Joaquim.
O que é o projeto Acorde?
    O projeto Acorde nasceu na gestão 2006/2010 do Governo do Estado e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável do turismo em São Joaquim e posteriormente na região serrana. O termo Acorde foi apresentado no sentido de que a sociedade, os órgãos governamentais e os empresários precisam despertar para o cenário do turismo e buscar ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do mesmo.

    O objetivo geral do projeto Acorde São Joaquim é: “viabilizar o desenvolvimento sustentável de São Joaquim, elaborando estudos e projetos para direcionar políticas públicas e ações em infraestrutura turística, articulando e dando subsídios para que o primeiro, o segundo e o terceiro setor transformem a região no melhor destino turístico de inverno do Brasil”.
    São Joaquim foi eleita a cidade para o desenvolvimento do projeto Acorde em virtude do micro clima único do país e do seu potencial turístico já comprovado tantas vezes pela lotação dos hotéis e pousadas e pela mídia gratuita durante os meses de inverno. Além disso, a beleza natural da cidade, a economia que está cada vez mais sendo diversificada e a eleição do município como um dos 65 destinos indutores do Ministério do Turismo também contribuíram para que o projeto fosse desenvolvido aqui.
    “O projeto Acorde São Joaquim envolve estudos ligados direta e indiretamente ao turismo, visando transformar a região em um pólo turístico de qualidade, com maiores exigências e poder aquisitivo, impondo a profissionalização e investimentos de porte em infraestrutura e serviços”. A frase retirada do projeto mostra que o Acorde vem de encontro ao plano dos 65 destinos indutores de transformar São Joaquim em um pólo de turismo que atraia visitantes de alto padrão.
    Os recursos para o desenvolvimento do projeto Acorde deverão ser viabilizados pelos órgãos governamentais em parceria também com a iniciativa privada. Além disso, os estudos preliminares seriam pagos pelo Fundo do Turismo – Seitec.
    Nas próximas matérias você irá saber quais são os objetivos específicos do projeto Acorde e as etapas que estavam previstas para acontecer nos anos de 2008, 2009 e 2010.

 

Conheça o Acorde: Contorno viário para desviar o tráfego pesado de São Joaquim

São Joaquim - Para dar sequência a proposta do Portal Serra SC de mostrar as várias ações previstas no projeto Acorde, falaremos na matéria de hoje sobre o contorno viário.

O Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – de São Joaquim nasceu na gestão 2006/2010 do Governo do Estado e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável do turismo em São Joaquim e posteriormente na região serrana. Uma das ações do projeto, desenvolvido pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura e Design, prevê a criação de um contorno viário que tem como principal função a de desviar o tráfego pesado da região central da cidade.

O Acorde prevê o projeto de engenharia do contorno viário da SC-438 por fora do perímetro urbano, para tanto, a ação prevista é da elaboração de um projeto técnico com trecho de aproximadamente 5 Km para desviar o tráfego de veículos de carga. A figura abaixo descreve nas linhas pontilhadas em verde por onde passaria o contorno viário previsto no projeto Acorde:

  Com o contorno viário, a cidade de São Joaquim ficaria ladeada pelas estradas do contorno leste - com extensão de 4,3 Km -, contorno sul – com 3,2 Km -, contorno oeste – extensão de 4,5 Km – e contorno norte também com 4,5 Km de extensão. Desta forma, a cidade ficaria preservada do tráfego de caminhões e o escoamento da produção de maçã do município seria facilitado.

O contorno viário é apenas uma das ações previstas no projeto Acorde. Acompanhe a nossa série e compreenda melhor o projeto que visa transformar São Joaquim em um destino internacional de turismo.

 

 

 

 

Conheça o Acorde: Estudos de IDH Educacional para o desenvolvimento de políticas públicas

      O Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – de São Joaquim tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável do turismo em São Joaquim e posteriormente na região serrana. O Portal Serra SC está desenvolvendo uma série de reportagens para que você conheça o Acorde e possa compreender de que forma ele mudará a realidade dos municípios da Serra Catarinense.
Além do contorno viário, que visa desviar o tráfego pesado da região central da cidade de São Joaquim, o projeto Acorde também prevê uma série de estudos para melhoria de políticas públicas e desenvolvimento de projetos efetivos, por exemplo, nas áreas da educação, saúde e turismo.

     Uma das ações previstas são os estudos de IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – Educacional em São Joaquim e, posteriormente, nos demais municípios da região. Para São Joaquim, o estudo “visa mapear as causas do baixo IDH educacional e, a partir do momento em que a Secretaria de Planejamento dispor dos resultados do estudo, poderá articular políticas públicas e investimentos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, visando ações e projetos específicos no curto, médio e longo prazo”.
     Com os estudos realizados em São Joaquim, a próxima etapa é estender para os demais municípios com a mesma proposta, de identificar os problemas para o baixo IDH educacional e desenvolver políticas que solucionem estas questões.     Os parceiros até então identificados pelo Governo do Estado para realização dos estudos foram a ACAFE, UNIPLAC, UNIVALI e UFSC.


 

 
Conheça o Acorde: Estudo para armazenagem descentralizada da maçã
 

Logo do projeto acordeAtualmente, o principal elemento da economia do município de São Joaquim é a maçã e um dos principais problemas enfrentados pelos produtores rurais está relacionado a armazenagem da fruta. Este é um dos pontos levantados pelo projeto Acorde - Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de São Joaquim: um estudo para armazenagem descentralizada da maçã.

     O estudo prevê o levantamento do atual potencial de produção da região e o mapeamento dos produtores interessados em se organizar para aumentar em no mínimo 40% a capacidade de armazenagem a frio de maçãs na região. Além disso, o projeto Acorde buscará realizar um estudo de viabilidade econômica para armazenagem descentralizada que, junto com as informações do cenário de “produção versus armazenagem” darão subsídios para negociar linhas de crédito - tipo Pronaf - com juros menores que os atuais e carência acima de cinco anos.
A justificativa para a negociação das linhas de crédito se dá pela capacidade baixa de endividamento dos produtores na região. Segundo dados do projeto, a única maneira de aumentar a capacidade de armazenagem se dá por meio da abertura de uma linha de crédito direcionada a realidade local.

O Projeto Acorde tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável do turismo em São Joaquim e, posteriormente, na região serrana e dar condições para que a comunidade local se desenvolva é o primeiro passo para que o crescimento tenha continuidade. A fruticultura, em especial a maçã, passa por sérios problemas e estudos como o da armazenagem podem auxiliar o setor a se recompor.
Não perca as próximas matérias da série Conheça o Acorde, que tem como objetivo informar a comunidade da Serra Catarinense sobre o projeto que visa transformar a região em um destino internacional de turismo.

 

Conheça o Acorde: Estudos de IDH de Saúde para melhorar o atendimento da Serra Catarinense 

 

estudo do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – da saúde da cidade de São JoaquimO Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de São Joaquim – possui 13 ações previstas para o desenvolvimento do município e da região serrana como um todo. O Portal Serra SC está desenvolvendo uma série de reportagens para que você conheça o Acorde e possa compreender de que forma ele mudará a realidade dos municípios da Serra Catarinense. Já mostramos as propostas para o anel viário, os estudos de IDH Educacional e o estudo de armazenagem descentralizada da maçã. Nesta matéria mostraremos que a preocupação do projeto Acorde também está na saúde.

    Para a saúde, o Projeto Acorde prevê o estudo do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – da saúde da cidade de São Joaquim e, posteriormente, dos municípios representados pela SDR São Joaquim (Urubici, Urupema, Rio Rufino, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro). Segundo o projeto serão “realizados estudos para verificar as causas do baixo IDH da saúde de São Joaquim e, frente aos resultados, criar políticas públicas, projetos e ações junto a Secretaria de Estado da Saúde para melhorar o atendimento a saúde no curto, médio e longo prazo”.
    Finalizada a etapa em São Joaquim, que deverá ser tratada como projeto piloto, o estudo será estendido com o mesmo objetivo para os demais municípios. As etapas do projeto Acorde não são seqüenciais e estavam previstas para acontecer nos anos de 2008, 2009 e 2010.

 

Conheça o Acorde: Projeto de complementação do Anel da Maçã

 

O projeto Acorde São Joaquim envolve estudos ligados direta e indiretamente ao turismo, visando transformar a região em um pólo turístico de qualidade, com maiores exigências e poder aquisitivo, impondo a profissionalização e investimentos de porte em infraestrutura e serviços. Umas das 13 ações previstas no projeto é complementação do Anel da Maçã.
    No ano de 2008, o então governador do estado inaugurou 7,18 Km do Anel da Maçã, Rodovia SJ-050 - Elson Kiyotaka Outuki –, uma necessidade latente dos produtores de maçã da região para o escoamento da produção, já que as estradas de chão causam muitos danos às frutas.

Porém, depois dos 7,18 Km inaugurados, nada mais se fez no chamado Anel da Maçã. O Acorde - Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de São Joaquim - prevê um projeto de engenharia para complementação do Anel da Maçã, ou seja, um projeto cuja finalidade é terminar a rodovia SJ-050.

    Abaixo você confere, nas linhas pontilhadas em vermelho, por onde passará o Anel da Maçã.

    Assim como o estudo para armazenagem descentralizada da maçã, o projeto para complementação do Anel da Maçã também é uma necessidade da comunidade joaquinense, já que a fruta é a base da economia do município de São Joaquim.
    Confira as outras matérias da série Conheça o Acorde e fique atento para as demais novidades que o Portal Serra SC vai apresentar sobre o projeto.

 

 Conheça o Acorde: Estudos de turismo, hotelaria e gastronomia

 

Projeto Acorde - Para dar sequência a proposta do Portal Serra SC de mostrar as várias ações previstas no projeto Acorde, falaremos na matéria de hoje sobre os estudos de turismo, hotelaria e gastronomia. O objetivo deste estudo é avaliar o potencial turístico da região, selecionar e analisar alternativas compatíveis com as políticas públicas voltadas ao incentivo da atividade turística, propor linhas de incentivo e ações voltadas para a capacitação de órgãos públicos na gestão das atividades.

    Segundo o Projeto, dentro dos estudos serão “sugeridas diretrizes para o desenvolvimento de ações que captem investimentos públicos e privados estaduais, nacionais e internacionais.

Esta ação também visa estudar a viabilidade econômica para implantação e/ou melhoria de empreendimentos turísticos na região, como meios de hospedagem, gastronomia e entretenimento”. Além disso, os estudos de turismo, hotelaria e gastronomia também visam realizar um levantamento das necessidades desses equipamentos para que os funcionários sejam capacitados por meio de treinamento técnico profissional, visando a excelência na prestação de serviços.

    Os estudos já foram realizados pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI -, porém, os resultados ainda não foram apresentados para a comunidade.
    O Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de São Joaquim nasceu na gestão 2006/2010 do Governo do Estado e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável do turismo em São Joaquim e posteriormente na região serrana.
Não perca as próximas matérias da série Conheça o Acorde a acompanhe os demais textos já publicados no Portal Serra SC

 

Conheça o Acorde: Programa de qualificação e re-qualificação de pessoas

 

São Joaquim - Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de São Joaquim - foi lançado oficialmente no dia 08 de agosto de 2009, no Centro de Eventos Paroquial. Porém, passado um ano do lançamento, grande parte da população desconhece as diversas ações previstas no projeto e que visam transformar São Joaquim em um destino internacional de turismo. Para mostrar as diversas faces do projeto Acorde, o Portal Serra SC está publicando a série Conheça o Acorde.

    Ao todo são 13 ações previstas e uma delas é o Programa de Qualificação e Re-qualificação de pessoas. Segundo o projeto serão verificados quais os cursos necessários para a região e, posteriormente, eles serão viabilizados para a comunidade local. “O programa tem como objetivo dar treinamento técnico para melhorar o atendimento e gerenciamento de pousadas, hotéis, bares, restaurantes, entre outros, visando o bom atendimento ao turista”.

    A contínua qualificação e re-qualificação das pessoas é fundamental para uma cidade que busca a excelência no turismo. O aperfeiçoamento contínuo é importante para que as pessoas consigam se manter no mercado de trabalho e para que os estabelecimentos possam oferecer serviços qualificados aos turistas e a própria comunidade.
    O projeto Acorde tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável do turismo em São Joaquim e posteriormente na região serrana. O termo Acorde foi apresentado no sentido de que a sociedade, os órgãos governamentais e os empresários precisam despertar para o cenário do turismo e buscar ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do mesmo.

 

 Conheça o Acorde: Estudo e projeto de agregação de valor da agroindústria familiar

 

São Joaquim - O Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de São Joaquim - tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável do turismo em São Joaquim e posteriormente na região serrana. O Portal Serra SC está desenvolvendo uma série de reportagens para que você conheça o Acorde e possa compreender de que forma ele mudará a realidade dos municípios da Serra Catarinense.

Um dos pontos abordados pelo Acorde é o estudo e projeto de agregação de valor da agroindústria familiar. Segundo o projeto será “elaborado estudo e projeto para desenvolver a agroindústria familiar, capacitando e qualificando essas famílias para produção de especiarias a partir da maçã, da pêra, do mel, do leite de ovelha e do gado, do artesanato, etc. Essas especiarias deverão ser comercializadas no Anel da Maçã e demais canais de distribuição”.
 
 
Ao agregar valor a maçã, o projeto abre novas oportunidades para que os produtores diversifiquem a sua renda e não fiquem reféns unicamente de atravessadores ou de um valor estipulado pelo mercado para a sua produção. Além disso, dará uma nova oportunidade para o setor que sabidamente está sofrendo uma grave crise.
Com o projeto Acorde São Joaquim, espera-se que a sociedade e os empresários locais da região consigam compreender a importância de desenvolver o turismo e outras atividades. Acompanhe a nossa série e compreenda quais as propostas do projeto para que isto aconteça.

 

 

 Conheça o Acorde: Projeto de revitalização urbana de São Joaquim

 

São Joaquim - Entre todas as ações previstas pelo Projeto Acorde - Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de São Joaquim – a mais divulgada até o momento foi a revitalização urbana de São Joaquim. Boulevards, avenidas, calçadas, iluminação e diversos elementos que deixariam a cidade mais bonita e atrativa para turistas e moradores.
    Segundo o projeto, a ideia é “propor um novo padrão arquitetônico para cidade (estilos de casas, prédios, restaurantes, pousadas, iluminação pública, ruas, calçadas, parques, praças, boulevards, avenidas, arborização, etc) para deixar a cidade mais charmosa, aconchegante e bonita, dando diretrizes para um novo plano diretor de São Joaquim. Com o projeto de revitalização urbana será possível humanizar um raio de aproximadamente 1,5 Km em torno do centro da cidade”.

    O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura & Design. Porém, foram apresentados apenas desenhos de como ficaria a cidade e o mobiliário urbano, não foram apresentadas as plantas, projeto orçamentário ou um plano de execução.
     Nas imagens é possível visualizar de que forma a cidade ficaria com a execução do projeto de revitalização urbana. O objetivo principal do Projeto Acorde é transformar São Joaquim no melhor destino de inverno do país. Acompanhe as demais matérias e compreenda de que forma isto poderia acontecer.

 
 

 

 

 

 

 

 

 

"O projeto Acorde não ficará engavetado"

na reunião sobre a devolutiva dos estudos do Projeto Acorde

 São Joaquim - A afirmação do secretário de estado do planejamento, Felipe Melo, despertou novamente as expectativas das pessoas que estavam presentes na reunião sobre a devolutiva dos estudos do Projeto Acorde. A reunião aconteceu na Casa da Cultura, ontem, dia 28 de abril, e contou com a presença e a explanação das secretarias de estado do governo com relação ao projeto.

    O Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – de São Joaquim foi lançado oficialmente no dia 08 de agosto de 2009 e tem como objetivo “viabilizar o desenvolvimento sustentável de São Joaquim, elaborando estudos e projetos para direcionar políticas públicas e ações em infraestrutura turística, articulando e dando subsídios para que o primeiro, o segundo e o terceiro setor transformem a região no melhor destino turístico de inverno do Brasil”.
    Na reunião da devolutiva do projeto foram entregues os levantamentos realizados pela Universidade do Vale do Itajaí (Univalli) com relação a estudos e análises de oferta e demanda e o projeto final do estudo de viabilidade. “Todas as informações foram reunidas neste documento. Levantamentos, necessidades e projetos estão prontos. Agora é o momento de partir para ação”, declarou Elisa Santana de Liz, diretora de turismo, cultura e esporte do governo do estado.

    Felipe Melo, secretário de estado do planejamento, declarou que não deixará o projeto parado e que a Serra Catarinense logo começará a perceber as ações do governo com relação ao Acorde. “O Projeto Acorde pode ser considerado um plano de governo e servirá de modelo para as demais regiões. Assumo o compromisso e garanto que o projeto não será engavetado”, enfatizou o secretário.
    Durante a reunião, secretários de estado ou seus representantes, explicaram as ações imediatas e a longo prazo para a Serra Catarinense. Foram explanados assuntos como saúde, educação, ações da Epagri, planejamento, turismo, cultura, esporte, segurança pública, entre outros. “Este é um dia que ficará marcado na história da Serra Catarinense. O Projeto Acorde passará a ser uma realidade quando se fala em ações e todo o governo do estado lutará por objetivos comuns na nossa região”, afirmou Solange Scortegagna Pagani, secretária de desenvolvimento da secretaria regional de São Joaquim.
    A reunião de ontem deu novos ânimos para os municípios da Serra Catarinense. Ao que parece, pararemos de conjugar os verbos no futuro – “será realizado, será finalizado, serão viabilizados” – ou pelo menos a expectativa é esta. Pelas promessas realizadas ontem, logo veremos ações saírem do papel e iniciativas serem tomadas para tornarmos São Joaquim o melhor destino turístico de inverno do país.

Por: Roseane Ribeiro Sobânia - SC 02952 JP

 

 

 

 
2011 Rodrigo Produções Internet Design - Tecnologia Progressiva para a Internet