Lauro Müller lança programa Educar Turismo

Lauro Müller – O Governo do Município de Lauro Müller lança nesta sexta-feira (7) o programa Educar Turismo para fomentar o setor a partir da sala de aula. A ideia é apresentar o potencial turístico e criar na sociedade – partindo das crianças – a alternativa do turismo como segmento econômico viável.

O programa foi criado e será aplicado através da parceria entre as Secretarias de Turismo, da Educação, da Administração e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), de forma interdisciplinar. As diretrizes do projeto foram repassadas para cerca de 160 professores da rede municipal de ensino, durante capacitação que durou toda a sexta-feira, na Estância Pé da Serra. A estância é um dos precursores do ecoturismo no município, em espaço incorporado na Serra do Rio do Rastro.

Segundo a Secretaria da Educação, o propósito do programa é enraizar o turismo na consciência coletiva como alternativa capaz de alavancar a economia do município nas próximas décadas. Isso partindo do empreendedorismo e da vocação turística que Lauro Müller tem, seja na riqueza natural, com a Serra do Rio do Rastro ou pela alternativas de atrações, como o ecoturismo e turismo de gastronomia.

A capacitação dos professores é o primeiro passo para levar o conteúdo do programa para as salas de aula, avalia a Secretaria de Turismo. Para o lançamento do projeto foi convidado o publicitário e professor Miguel Ângelo De Marchi Dos Santos, que trouxe dinâmicas de grupos para apresentar aos professores e, estes, repassarem em sala de aula.

Duas turmas, com cerca de 80 professores cada, participaram do lançamento do Educar Turismo e da capacitação sobre o programa.