O que fazer em São Joaquim

O município de São Joaquim é conhecido como o mais frio do Brasil e faz jus ao título, uma vez que as temperaturas, mesmo no verão, são amenas. A cidade possui inúmeras histórias, monumentos, vinícolas e atrativos para todos os públicos. Para conhecer verdadeiramente a cidade é preciso contratar um guia credenciado ao Ministério do Turismo, mas vamos te dar algumas dicas do que fazer na Capital Nacional da Maçã e dos Vinhos Finos de Altitude.

1º DIA ? Aproveite para conhecer as ruas centrais. No Centro de Informações Turísticas, que fica no coração da cidade, na Praça Cesário Amarante, você saberá mais sobre restaurantes, atrativos, agências de viagens, vinícolas e informações sobre o município. Siga pela rua principal e aproveite para tomar um delicioso café serrano com roscas de coalhada e bijajicas, sabores que você só encontrará na Serra Catarinense.

Rosca de Coalhada | Monumento | Igreja Matriz

Continue seu passeio e observe os detalhes da Igreja Matriz de São Joaquim, as esculturas que a cercam, seus vitrais históricos e a beleza de sua construção. Perceba que na mesma praça da igreja está a Prefeitura Municipal e o Monumento Manoel Joaquim Pinto, que conta a história dos ciclos econômicos da cidade. Tanto a Igreja quanto o Monumento são ricos em histórias e a contratação de guia local lhe permitirá conhecer todos os detalhes.

A noite, aproveite para degustar um bom vinho e apreciar uma deliciosa sequência de fondue.

2º DIA ? Coloque um bom tênis e continue a sua caminhada pela cidade. Conheça o Museu Histórico Municipal Assis Chateaubriand, o show room da Vinícola Pericó, a Estação Experimental da Epagri, o Parque Nacional da Maçã e a Exponeve, centro de artesanato local. Não esqueça de colocar na sua sacola o melhor mel do mundo, um belo casaco de lã de carneiro e algumas lembrancinhas da cidade!

Uma paradinha para o almoço e o delicioso Frescal deve fazer parte da sua refeição. A carne salgada também é uma iguaria encontrada somente aqui!

Siga a tarde para o Snow Valley, um parque de aventuras que vai te surpreender com tirolesa, trilha em meio a xaxins centenários, arvorismo, pendulo e muito mais. A diversão está garantida para toda a família no parque de aventuras!

Para matar a fome, que tal um sanduíche especial com truta defumada e um bom suco de maçã?!

3° DIA ? As vinícolas são atrativos a parte na cidade de São Joaquim. Com vinhos premiados nacional e internacionalmente, as vinícolas da região surpreendem até mesmo os paladares mais exigentes. Divida o seu passeio pelas vinícolas em dois dias e assim conheça as particularidades de cada uma delas!

Inicie o seu passeio pela Villa Francioni, com sua estrutura imponente e vinhos elegantes. Siga para a vinícola Monte Agudo, que oferece almoços harmonizados com seus vinhos e, por fim, a vinícola Leoni Di Venezia, um pedacinho da Itália em São Joaquim. Mas, não esqueça de agendar suas visitas nas vinícolas.

A noite pede uma pizza regada a bons vinhos e ótima companhia, que tal?!

4º DIA ? Continue seu tour pelas vinícolas mais surpreendentes do Brasil e comece o dia com a Vinícola D?Alture. Siga pela mesma rodovia e encontre o Villaggio Bassetti, onde é possível fazer um passeio incrível de bicicleta em meio aos vinhedos e degustar os vinhos.

Retorne para a cidade, mas não esqueça de dar uma paradinha no Mirante dos Pinheiros, que oferece uma vista privilegiada da mata de araucárias e contos do saudoso Tio Pruda, ex-prefeito do município ainda hoje lembrado por seu senso de humor! Leia os contos nas mesas e bancos que se encontram no mirante.

Mas, o seu dia ainda não terminou e uma visita a Cooperativa Sanjo é uma ótima pedida para quem deseja conhecer o processamento da maçã e a produção de vinhos finos de altitude. Faça suas reservas com antecedência e garanta o melhor atendimento em suas visitas.

A maçã despertou seu interesse?! Então, aproveite ainda para visitar a Cooperserra, uma das mais antigas cooperativas de maçã que possui visita ao packing house!

Agora sim, aproveite a noite para apreciar a gastronomia local e descansar para mais um dia de muito conhecimento e diversão.

5º DIA ? Levante cedo e, se a sua visita acontecer nos meses de inverno, aproveite para apreciar a paisagem coberta pela geada! Aproveite também para uma passagem pela Casa do Vinho, que reúne todos os rótulos da Serra Catarinense.

Siga seu passeio pelo comércio local e não deixe de apreciar um bom café serrano, com doce de gila, cuca, roscas e outras delícias.

Não deixe de conhecer o maior pinheiro do Brasil, com 9.20 metros de circunferência e 40 metros de altura! O pinheiro está localizado na Fazenda Pinheirão a 34 km do centro da cidade!

Essas são apenas algumas dicas do que fazer em São Joaquim… Leia nossas Dicas & Toques e se surpreenda, pois ainda há muito mais para se ver e fazer! Contrate um guia local e conheça mais a riqueza de nossa história, belezas naturais e atividades para fazer aqui! Um ótimo passeio e seja bem-vindo a terra da maçã e do vinho!