Painel abre a temporada de leilões de gado na Serra Catarinense

Painel – Sábado, dia 7 de março, a partir das 14 horas, será aberta a temporada 2020 de leilões de animais, com a realização da Feira de Gado Geral, em Painel. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Lages e Secretaria Municipal de Agricultura, organizado pela Camargo Agronegócios. Cerca de 300 animais serão ofertados aos compradores, distribuídos nas categorias terneiros e terneiras, bois sobreanos, bois de 24 meses, novilhas, vacas para engorda e vacas com cria. O evento ocorre nas dependências do Parque de Exposições Léo Rogério Vieira de Andrade, no pavilhão de remates Fernando Coelho.

Márcio Pamplona, presidente do Sindicato Rural de Lages

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, há expectativa de bons negócios. No entanto, é preciso observar se o incremento dos valores verificados no ano passado será mantido. Por outro lado, o dirigente rural também observa que, sempre se teve na região um preço superior ao restante do Brasil.

Atualmente, o quadro está mudado, especialmente em se tratando de gado de reposição. O valor praticado fora está sendo maior. A partir disso, algo incomum tem acontecido, ou seja, frigoríficos gaúchos estão comprando animais em Santa Catarina, mesmo com os custos do transporte e o pagamento antecipado do ICMS, o que parece compensar a compra, em relação aos demais estados.

Diante dessa anormalidade de mercado os produtores locais estão, de certa forma, estranhando o comportamento dos preços dos animais em Santa Catarina, em razão da prática da maior valoração fora. De acordo com Pamplona, esta alta externa já foi repassada aos consumidores, mas não ao produtor daqui. O ruralista acredita que essa situação deve se reverter tanto no gado de abate quanto ao gado de reposição. “A tendência é de que agora ou até o meio do ano os preços daqui sofram reajustes, porque isso está já ocorrendo nos outros estados. Portanto, a reação em Santa Catarina não deve demorar”, garante o presidente do Sindicato Rural.

MARÇO 2020

07 – Painel – Feira do Gado Geral

21 – Lages – Feira do Gado Geral

ABRIL 2020

04 – Capão Alto – Feira do Gado Geral

18 – Urupema – Feira do Terneiro e da Terneira

19 – Bom Retiro – Feira do Terneiro e da Terneira

21 – São Joaquim – Feira do Terneiro e da Terneira

25 – Campo Belo do Sul – Feira do Terneiro e da Terneira

Foto: Paulo Chagas