Revitalização da Praça João Costa entra para a história de Lages

Lages – “Lages vive um bom momento. São investimentos em diversas áreas que trazem mais desenvolvimento econômico e social ao município. Obras como esta elevam a autoestima de todos. Um presente para os lageanos”, prefeito Ceron

Neste sábado, 23 de novembro, entrou definitivamente para a história de Lages. A inauguração da revitalização da Praça João Costa, no Centro. Ao completar 253 anos de fundação a entrega desta obra é considerada um dos maiores presentes de toda sua existência. A nova Praça conta com espaços amplos, modernos e aconchegantes para uso de todos os lageanos e visitantes.

Uma novidade que já agradou é um novo conceito de chafariz que foi implantado no local. A Fonte Interativa Musical é um sistema inovador, com águas dançantes ao ritmo de músicas clássicas e, à noite, um jogo de luzes darão um colorido especial ao espetáculo. “Temos também o parque para as crianças e os equipamentos da academia ao ar livre. Uma nova praça para celebrar a amizade, valorizar a família e integrar a comunidade”, comentou o prefeito Antonio Ceron.

Na edificação, localizada atrás do palco fixo, está o Espaço Cultural Aristiliano Ramos. Ali serão realizadas feiras e lançamentos de livros, exposições de artes, entre outras iniciativas culturais. Um local de uso democrático que estará à disposição da comunidade. Nas outras edificações estão o Armazém das Artes (espaço para comercialização do artesanato local); Central de Informações Turísticas e o Posto Avançado da Polícia Militar com os serviços de segurança pública. Em um segundo momento, após licitação, será instalada a Cafeteria e Revistaria. O palco fixo da Praça chama a atenção por sua estrutura. A boca de cena, que é a frente do palco, tem 13 metros de comprimento. São oito metros de profundidade, com o pé-direito medindo sete metros de altura.

Paisagismo e arborização

O paisagismo e arborização da Praça João Costa também é destaque. São árvores que valorizam especialmente espécies nativas (pau ferro, aroeira, ingá feijão, ipê entre outras), bem como de forrageiras e flores. Plantas sazonais (selórias) e perenes (íris gigante, mini moreiras). Mais de 300 azaléias vermelhas foram plantadas na praça.

“Lages vive um bom momento. São investimentos em diversas áreas que trazem mais desenvolvimento econômico e social ao município. Obras como esta elevam a autoestima de todos. Um presente para os lageanos”, salientou o prefeito Antonio Ceron.

Etapas da Revitalização do Centro

A primeira etapa da revitalização do Centro de Lages foi a rede subterrânea de energia elétrica, executada em algumas das principais ruas da área central, bem como a troca dos velhos postes de concreto pelos novos metálicos, sem fiação aérea. A segunda etapa foi a revitalização da Praça João Costa.

Aas próximas fases serão a revitalização do calçadão Túlio Fiúza de Carvalho e da praça João Ribeiro (da Catedral). No ato da inauguração da Praça João Costa o prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese, assinaram as ordens de serviço para início imediato destas obras.

Cápsula do Tempo preserva a história

No dia 20 de dezembro de 2017, quando as obras de revitalização da Praça João Costa estavam apenas no início, uma relíquia foi encontrada debaixo da terra. Era uma cápsula do tempo com lembranças, recortes de jornais e moedas daquela época. O material ficou escondido sob os pés dos lageanos por 83 longos anos.

Para preservar essa história, a Prefeitura de Lages decidiu eternizar este momento. Foram convidadas 30 crianças da rede municipal de ensino para que escrevessem cartinhas sobre como imaginam a cidade com 300 anos. Paralelamente, o prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese também escreveram suas cartas. Além disso, foram reunidos materiais impressos divulgados nesta semana na imprensa lageana. Tudo isso está na nova cápsula do tempo que no futuro será aberta na própria Praça, no dia 22 de novembro de 2066, daqui a 47 anos, quando Lages completar três séculos de existência.

Corte do bolo de 253 quilos

Nas comemorações dos 253 anos de Lages não poderia faltar o bolo e o canto de parabéns. Produzido, pela equipe da Padaria Municipal e Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional do Município, um bolo de 253 quilos foi servido à comunidade durante a inauguração da revitalização da Praça João Costa. O recheio foi de creme de leite condensado com coco e doce de leite. As massas tiveram sabores de café, abacaxi e baunilha branca, e a cobertura era de glacê.

Homenagem pelos 50 anos de serviço público municipal

A solenidade de inauguração da revitalização da Praça João Costa teve também uma homenagem aos 50 anos de trabalho no serviço público municipal de Clodoveu Agostinho Righez. O primeiro servidor a completar esta marca no funcionalismo. Quem entregou a placa de honra foi o ex-governador e ex-prefeito de Lages, Raimundo Colombo.

Texto: Ari Junior | Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho e Marcelo Pakinha