São Joaquim é terra de…

Por Suzi Aguiar

Nesta terça-feira fui convidada a participar de um vídeo que mostra opiniões sobre o que é São Joaquim para os seus cidadãos. Fiquei lisonjeada, já não vivo na cidade há 36 anos.

Como sintetizar tudo o que representa para mim num vídeo de 20 segundos? Em frente ao computador, meu fiel escudeiro, comecei a difícil tarefa.

São Joaquim é terra de encantos mil, como bem disse Adolfo Matos Lima quando escreveu o nosso hino. São Joaquim é terra de belezas naturais. Em sua vegetação exuberante, araucárias imponentes abrigam o pôr do sol.

Em cada estação as macieiras enfeitam a paisagem de diferentes formas. Ficam belas na primavera com suas flores branquinhas. No verão, os galhos carregados de maçãs nos dão a certeza de que pecado é não prová-las. E aí chega o outono pintando as folhas nos tons ocres. Tão belas presas aos galhos, quanto cobrindo o solo num tapete fofo. E, no inverno, as árvores despidas criam uma cena de filme de suspense. Como não ver poesia aqui?

Temos as melhores maçãs do Brasil, o mel premiado como o melhor do mundo por duas vezes. Produzimos também goiaba feijoa, mirtilo, além das frutas produzidas de forma artesanal como a amora, figo, physalis, pêssego, pero figo e tantas outras.

A rosca de coalhada, a bijajica, o pinhão na chapa, na fogueira, a paçoca, o entrevero e o frescal são delícias que carregam nosso DNA. Além disso impossível vir a cidade e não ser recebido com uma cafezada!

São Joaquim é terra de frio, de um céu muito azul logo cedinho. É terra de geadas intensas deixando tudo mais bonito. Você já parou para observar sem pressa as flores congeladas, as velhas cercas de madeira branquinhas, os fios de luz tomando novas formas e espessuras?

É terra de vinhos e vinhedos que dão ainda mais charme, a certeza de crescimento econômico e expectativa de muito sucesso como outro viés para o turismo.

É a terra da neve, título que ninguém pode nos tirar. Só aqui podemos assistir ao balé de flocos macios e muito alvos dando espetáculo. Basta abrir a janela e o frio está bem ali, do lado de fora. Não, não é preciso subir em cima do morro, no alto da serra…

São Joaquim é terra de um Boulevard que deixa o centro charmoso e convidativo para um passeio a pé. É terra de se apaixonar.

É o lugar que eu defendo, que eu exalto.

Sou uma porta voz das belezas que aqui temos.

E, acima de tudo, é minha fonte de inspiração.

Publicada em 7 de maio de 2020.

Clique Aqui e confira todos os Artigos