Seminário discute integração do turismo da Serra Catarinense

Serra Catarinense – “A vida é boa, mas o vinho é melhor”. Com essa frase do poeta português Fernando Pessoa, a vereadora portuguesa Lilia Ana Águas, ex-deputada federal e integrante da diretoria da Associação da Rota da Bairrada, região produtora de vinhos de Portugal, defendeu uma ação integradora entre as iniciativas públicas e privadas em favor do turismo, na Serra Catarinense.

Considerada a principal palestra na manhã desta sexta-feira (13), no Seminário sobre Perspectivas do Turismo 2019/2020 na Serra Catarinense, Lilia Águas apresentou o case “As vinhas do progresso: O caminho percorrido pela Rota da Bairrada na consolidação do turismo relacionado com a área vitivinícola”.

O evento de iniciativa da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, tem na coordenação o deputado Ivan Naatz, presidente da comissão de Turismo e Meio Ambiente. O seminário se estende pela tarde desta sexta-feira e tem a presença maciça dos secretários municipais de turismo, gestores da área e representantes da iniciativa privada.

Entre os palestrantes da manhã, o deputado Ivan Naatz falou sobre o Turismo em Santa Catarina; o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos João Eduardo Bassetti abordou sobre Enoturismo e o prefeito de Lages que discorreu sobre “Princesa da Serra”, destacando a infraestrutura da cidade.

O seminário prossegue no período da tarde com mais seis palestras e também será apresentada, em primeira mão, pela Câmara de Turismo da Fecomércio-SC, pesquisa que traça o perfil do visitante e o impacto do turismo de inverno na Serra.

Será feita também a leitura da Carta da Instância de Governança da Serra Catarinense, produzida pelo Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserrra. O documento relaciona uma série de ações de infraestrutura indispensáveis para fomentar o turismo na região.

Infos: Onéris Lopes