600km de trilhas pelos Caminho das Araucárias

SerraSC + SerraRS – O Caminho das Araucárias, integrante da Rede Brasileira de Trilhas, compreende um percurso de aproximadamente 600 Km de trilhas e estradas sinalizadas, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O caminho dispõe de trechos que podem ser feitos à pé, de bicicleta ou à cavalo, possibilitando ao viajante contato com belas paisagens, campos, rios, matas, comunidades tradicionais e a cultura local.

A diversidade de ambientes e de atrativos permite descanso, aventura e surpresas, como o encontro com belas aves da nossa região. As Unidades de Conservação conectadas pelo Caminho das Araucárias estão em regiões com clima ameno no verão e bastante frio no inverno, com temperaturas que podem ser menores do que 0 grau, fato que faz com as paisagens se transformem ao longo do ano, merecendo mais de uma visita em épocas diferentes!

O Caminho das Araucárias tem se tornado realidade através da dedicação e trabalho de muitos voluntários, gerando sentimento de pertencimento em cada pessoa que doa seu tempo para a trilha.

Informações Gerais

O Caminho das Araucárias tem como meta conectar o Parque do Caracol, no município de Canela/RS até o Parque Nacional de São Joaquim, no município de Urubici/SC, passando pela Floresta Nacional de Canela/RS, pelo Parque Natural Municipal da Ronda/RS, pela Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS, pela Área de proteção ambiental Rota do Sol, pela Estação Ecológica Aratinga/RS e pelos Parques Nacionais da Serra Geral/RS e Aparados da Serra/RS, podendo ainda aumentar o percurso para visitar o Parque Estadual do Tainhas/RS, além de propriedades parceiras que já fazem parte do caminho.

No momento a implementação e sinalização do percurso de 212 Km ainda não estão concluídos, portanto é necessário entrar em contato com as Unidades de Conservação ou através do e-mail caminhodasaraucarias@gmail.com para solicitar informações atualizadas das trilhas.

Histórico

A história do Caminho das Araucárias iniciou em 2017, na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, com a Oficina de Manejo e Sinalização de Trilhas ministrada pelo ICMBio, que teve a participação das equipes das unidades de conservação que integram o caminho, da Federação Gaúcha de Montanhismo, guias da região e entusiastas das caminhadas. Essa oficina segue como marco importante por sinalizar o primeiro trecho do caminho e reunir pessoas com um sonho em comum: fortalecer a conservação da natureza e gerar oportunidades para as pessoas nos locais por onde o Caminho das Araucárias passar.

Atrativos

Aspectos históricos , banho de cachoeira, experiências gastronômicas, mirante, observação de aves, observação de fauna.

 

Inicio: Canela/RS

Final: Urubici/SC

Modal: Caminhada, Bike e Equestre

Bioma: Mata Atlântica

Distância: 600 km

Duração: 30 dias