Amanhecer gelado na Serra Catarinense

SerraSC – A Serra Catarinense amanheceu com temperaturas negativas e formação de sincelo em alguns pontos. Esse fenômeno ocorre quando há baixas temperaturas e umidade, e o nevoeiro acaba congelando quando entra em contato com alguma superfície. Em Urupema, fez -5,6°C.

Várias cidades da Serra, como São Joaquim, tiveram registro de temperaturas negativas. Os termômetros registraram mínima de -5,7°C, e na praça central da cidade, uma camada de gelo se formou na superfície da água do chafariz.

Esse foi um dos dias mais frios do ano e a queda brusca de temperatura fez água congelar por cima de pequenos lagos, nos canos das casas e em caixas d’agua. Os carros amanhecerem recobertos de gelo e o animais tiveram dificuldade para pastar no campo.

Durante a manhã do dia 2 de julho, quinta-feira foi registrado na localidade do Cruzeiro, interior de São Joaquim queda de chuva congelada. Que são minúsculas pedrinhas de gelo que caem ao solo pela atmosfera muito fria. Ela indica uma situação limiar a queda de neve.

As mínimas:

-7,0 B.Jardim
-5,7 S.Joaquim
-5,6 Urupema
-5,2 Urubici
-3,0 Rio Rufino

Fotos : Sincelo em Urupema (Foto: Marleno Muniz) e geada em São Joaquim (Foto: Mycchel Legnaghi /São Joaquim Online)