Dia 19 inicia o Fórum Enológico VAM2020

São Joaquim – Com objetivo de adquirir novos conhecimentos enológicos e estreitar amizades nascidas e mantidas em torno do vinho, a cidade sedia de 19 a 22 de novembro de 2020, o evento anual Vamos à Montanha 2020 (VAM), XXI Encontro do Fórum Enológico no São Joaquim Park Hotel.

O Encontro não tem fins lucrativos e todos os apoios e patrocínios materiais ou financeiros são revertidos em melhores condições de preço da Taxa de Inscrição aos participantes, possibilitando a integração de um maior número de interessados.

O evento será precedido de um Pré-VAM nos dias 18 e 19 de Novembro, e haverá um roteiro adicional após o evento, o Pós-VAM, de 22 a 29 de Novembro

VAM 2020 (19 a 22 de novembro de 2020)

Taxa de Inscrição

– R$ 395,00 para os participantes que ficarem hospedados no hotel do Evento (São Joaquim Park Hotel)

– R$ 525,00 para os participantes que optarem por outra forma de hospedagem.

Esta TAXA DE INSCRIÇÃO dá direito à participação nas seguintes atividades:

– Coquetel de Boas Vindas no dia 19

– Jantar TSV (Traga Seu Vinho) no dia 20

– Jantar de Encerramento no dia 21

Inclui as refeições e os vinhos para as harmonizações no Coquetel de Boas Vindas e no Jantar de Encerramento.

>Não inclui o valor referente à hospedagem.

Maiores informações: www.vam2020.com.br

Alberto Cury – 47.99984-4390 whatsapp

 

A História

por Rodrigo Sitta do Blog vaocubo.com

O “Vamos à Montanha” é um evento anual que reúne os participantes do Fórum Enológico, a lista de discussão sobre vinho criada em 1997 pelo site Academia do Vinho (www.academiadovinho.com.br) e fundada por dois enófilos de Belo Horizonte: Júlio Anselmo de Souza Neto (Membro de vários Comitês Organizadores) e Carlos Arruda, enófilos reconhecidas no mundo do vinho brasileiro, com site de informações sobre vinho, ganhando  prêmio do IBEST como o melhor site neste segmento.

O Forum Enológico rapidamente passou a ser frequentado por enófilos internautas ou, na lista, também chamados de enonautas, de vários estados brasileiros e de outros países. No Fórum participam centenas de enófilos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o vinho, trocando informações sobre os seus diversos aspectos, como elaboração (tipos de uvas, técnicas de plantio, terroir, técnicas de vinificação, etc.), apreciação (aspectos organolépticos, técnicas de degustação e avaliação, etc.), aquisição (análise da relação preço-qualidade, indicação de vinhos novos no mercado, etc.) e experiências de viagens em torno a Cultura do Vinho e Gastronomia. Grupo de divulgadores do vinho e formadores de opinião, com amplo espectro de influência e capacidade multiplicadora.

Com o passar do tempo, os participantes do Fórum constataram que o conhecimento e as conversas virtuais não bastavam e surgiu então a ideia de um dos “enonautas” de Belo Horizonte, mais participativo e ativo da época, Edilson Krüger, apoiado por outros colegas desta cidade, em criar uma reunião presencial de todos. Assim, a partir do ano 2000, nasce o Encontro do Fórum Enológico da Academia do Vinho, apelidado de “Vamos a Montanha de…”. O local escolhido para a sua primeira edição foi Ouro Preto – MG, onde se realizaram os três primeiros encontros (2000, 2001 e 2002) sob a coordenação do Edilson.

A partir de 2003 o evento começou a migrar pelo país. Em Itaipava (RJ) foram realizados os três subsequentes (2003, 2004 e 2005), neste caso já sob a coordenação dos confrades Homero Sodré e Renato Herrera. A terceira trilogia voltou para as Montanhas de Minas, em Tiradentes (2006, 2007 e 2008), coordenada por Germán Alarcón-Martín. A edição de 2006 foi marcada pela homenagem ao idealizador do encontro, Edílson Krüger, que sofreu um trágico acidente no dia 03 de Janeiro daquele ano, juntamente com Lucilei Matos, sua namorada, também incansável colaboradora dos encontros, quando sua aeronave Cessna (dai o apelido de “Comandante”) sobrevoava os Andes. Na edição de 2006 foi feito o histórico leilão dos vinhos da sua adega.

A trilogia seguinte (2009, 2010 e 2011) foi para Campos de Jordão (SP), sob a liderança de Luiz Otávio Peçanha. A partir de 2012 mudou de rumo, indo para as Praias de Natal, sob a coordenação do Erich Rodrigues, e transformado o VAM 2012 e 2013 em VAP – “Vamos a Praia”. Em 2014 e 2015 foi para a cidade histórica de Pirenópolis em Goiás, no Planalto Central, voltando à tradição de um encontro entre montanhas, serras e planaltos sobre a batuta do confrade Antônio Matoso. Em 2016 e 2017 o evento partiu para Garibaldi, em meio a uma paisagem incrível de vinhedos, muito charme e todas as delícias da Serra Gaúcha, sob o comando de Paulo Mazeron (2016) e de Maria Amélia Duarte Flores (2016 e 2017). Finalmente, em 2018 e 2019 migramos para a Serra da Mantiqueira, realizando o XIX e o XX (um grande marco) na cidade de Penedo sob a coordenação de Ligia Peçanha.