Enófilos se encontram em São Joaquim

São Joaquim – A cidade será sede entre os dias 19 e 22 de novembro de 2020, do evento anual Vamos à Montanha 2020 (VAM), XXI Encontro do Fórum Enológico, que reúne os participantes do Fórum Enológico da Academia do Vinho e outros enófilos adeptos, desde o ano 2000.

Idealizado pelo saudoso confrade Edilson Kruger, as três primeiras edições foram realizadas em Ouro Preto-MG, e posteriormente em Itaipava-RJ, Tiradentes-MG, Campos do Jordão-SP, Natal-RN (Vamos à Praia – VAP), Pirenópolis-GO, Garibaldi-RS e Penedo-RJ.

Os encontros sempre são realizados sem finalidade lucrativa, com busca de parceiros e apoiadores que objetivam diminuir os custos, que são sempre rateados entre todos os participantes, de maneira a favorecer a maior participação de enófilos interessados, participantes ou não do Fórum Enológico.

O evento será precedido de um Pré-VAM nos dias 18 e 19 de Novembro, e haverá um roteiro adicional após o evento, o Pós-VAM, de 22 a 29 de Novembro.

VAM 2020 (19 a 22 de novembro de 2020)
Taxa de Inscrição
– R$ 395,00 para os participantes que ficarem hospedados no hotel do Evento (São Joaquim Park Hotel)
– R$ 525,00 para os participantes que optarem por outra forma de hospedagem.

Esta TAXA DE INSCRIÇÃO dá direito à participação nas seguintes atividades:
– Coquetel de Boas Vindas no dia 19
– Jantar TSV (Traga Seu Vinho) no dia 20
– Jantar de Encerramento no dia 21

Inclui as refeições e os vinhos para as harmonizações no Coquetel de Boas Vindas e no Jantar de Encerramento.
>Não inclui o valor referente à hospedagem.

Maiores informações: www.vam2020.com.br

Alberto Cury – 47.99984-4390 whatsapp

Academia do Vinho

Por Carlos Araújo Arruda**

Desde 1997 o site Academia do Vinho divulga informações abrangentes sobre o vinho de forma fácil e descomplicada. Fomos pioneiros no tema vinho na internet mundial, o que nos deu grande notoriedade em toda a rede e um reconhecimento geral de todos os interessados no tema.
Para deixar claro, não vendemos vinhos, não indicamos vinhos, não temos fins comerciais ligados ao produto vinho, nosso foco é informação sobre o mundo do vinho.

No início suprimos uma demanda de informações usando a novidade Internet, o que foi muito útil para muita gente. Informações básicas das mais importantes regiões vinícolas do mundo estavam disponíveis – em Português!
Mantivemos um fluxo firme de informações durante 10 anos, inclusive uma seção de Notícias do Vinho que foi aclamada pelos jornalistas do setor como um dos mais fortes veículos sobre vinhos da época. Foi uma fase de muito trabalho e dedicação.

Mas … a Internet como mídia não atraía anunciantes, então nosso projeto acabou paralisado pela impossibilidade de manter uma equipe editorial.

Meu objetivo é buscar, filtrar, traduzir, redigir e publicar essas informações obtidas nos sites oficiais dos organismos do vinho, sejam Governos, Comitês, Consórcios, Agências ou Associações. Muitas outras fontes são usadas para refinar esse conteúdo, como visitas pessoais, contribuições, blogs, publicações e livros.

Um mar de conteúdo tornado simples, objetivo e abrangente – em Português – facilitando a vida e o sonho de tantos jovens brasileiros que desejam trabalhar com vinho ou subir na profissão.
Para os consumidores leigos ou aficionados, espero produzir uma fonte rápida de respostas e complementos para suas dúvidas sobre o mundo do vinho.

Meu trabalho continuará por um longo tempo, então esse acervo seguirá crescendo e se enriquecendo para uso de todos.

**Carlos Araújo Arruda
Editor e Webmaster da Academia do Vinho

conheça mais sobre a Academia do Vinho