Livro conta história de famílias icônicas de Lages

Salete Arruda Benthien nasceu em Lages em 17 de setembro de 1954. É escritora já com dois títulos publicados, “Em Busca do Meu Eu” (2006) e “Lembranças…Nada Mais!” (2010). Em seu terceiro livro, “A História da Minha Família”, a membro da Associação Lageana de Escritores (ALE) apresenta um dedicado resgate histórico da sua família. A obra foi lançada no final de 2020 e contou com o apoio da ALE e Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL).

As famílias Arruda e Benthien são apresentadas com um dedicado relato histórico que tem seu capítulo inicial no Rio de Janeiro em 1759, com Matheus José de Souza, o primeiro protagonista da família. Segundo Salete, o nome de Matheus foi o ponto de partida para a criação da obra. “Foi preciso dar um pulo em Painel para saber dessas origens. Matheus veio na comitiva de Correia Pinto para a fundação de Lages, mas antes dele, já estava em Painel, meu ancestral José Joaquim Pereira”, comenta a escritora.

A autora conta ainda que seu avô, Waldemar Benthien, vindo de Copenhagen, capital da Dinamarca, tem importante colaboração na formação de Lages. “Ele ajudou na construção de várias igrejas aqui, entre elas, a nossa Catedral Diocesana. Nossa família possui um histórico muito bonito e associado à formação da cidade”, ressalta.

Em pouco mais de 100 páginas é possível acompanhar o roteiro das origens da fonte de pesquisa, desde a Europa, com a família Benthien, e os Arruda na Fazenda Boa Vista, em Cajuru. “Agradeço amigos, familiares que contribuíram com fotos para que essa obra fosse possível. À Prefeitura e Fundação Cultural, aos colegas da Associação Lageana de Escritores, em especial nossa presidente Telma Junges e Alexandro Reis, pelo apoio recebido. São inúmeras as pessoas que me incentivaram. Para todos (as) meu muito obrigado de coração”, agradece a escritora. Para informações de como adquirir o livro, basta enviar mensagem para o WhatsApp (49) 98413-5022.