Nova Casa da Cultura de Urupema

Urupema – A nova Casa da Cultura Ana Paula da Silva Souza busca retratar a valorização do conhecimento cultural advindo das experiências acumuladas e vivências do cotidiano no território de Urupema na Serra Catarinense.

A Prefeitura Municipal de Urupema, no exercício do cuidado, cumpre com a proposta voltada ao desejo da população, renova e entrega aos munícipes a Casa da Cultura Ana Paula da Silva Souza, em 15 de outubro, dia do professor.

O projeto de pesquisa, desenvolvimento e reestruturação da Casa da Cultura foi realizado por consultores do Núcleo de Amigos da Terra e Água – NATA, sob a coordenação de Eleni Cássia Vieira e Carlos Roberto Solera.

Ana Paula da Silva Souza foi um ativista cultural e comunitária da cidade e também vereadora.

“Como lugar de coletividade, representa vozes de homens e mulheres de todas as idades que contribuíram para que a memória permaneça viva através dos tempos.

Como lugar de conhecimento, permite ao morador e visitante ir de encontro aos diferentes momentos históricos através dos textos, objetos, obras de arte e se estender às fases de construção da identidade local”, afirma Eleni Cássia Vieira.

“A Casa da Cultura, dentro do conceito de ligação à história local e regional, revela valores, saberes e fazeres, usos e costumes, ofícios, a riqueza do patrimônio natural aliado aos mananciais de água, flora e fauna na sua diversidade, a gastronomia abraçando a Serra Catarinense, a agricultura e fruticultura a fortalecerem a interligação. O rico acervo é resultado de doações e empréstimos de pessoas movidas pelo sentimento de pertencimento e amor à terra”, conclui Carlos Roberto Solera.

Horário de funcionamento

Terça-feira a domingo – de 13:00  às 17:00 horas.

Contato: (49) 3236 3094.