Overlanding, paixão pela estrada

Por Ricardo Pocholo

Traduzindo ao pé da letra “overland” significa “por terra”. Mas o conceito de overland vai muito além disso, ele se refere à exploração e viagens de aventura.

Apesar de geralmente escolhermos estradas e trilhas tecnicamente desafiadoras, elas são o meio para um fim, não o objetivo em si. O que se busca é ver e aprender sobre o nosso mundo, seja em uma viagem de fim de semana a 100km de casa ou em uma expedição de 50.000Km passando por outro continente.

O veículo e o equipamento podem ser simples ou extravagantes – eles também são apenas meios para todas as descobertas e aprendizados que ocorrem nesse tipo de viagem. História, vida selvagem, cultura, paisagens exuberantes e autossuficiência – estas são os pontos chave do overlanding.

Definição completa

Overland é um termo utilizado para viagens de aventura autossuficientes, geralmente, para destinos remotos, sendo que a jornada é o objetivo principal.

Tipicamente, mas não exclusivamente, o transporte é feito por veículos com boa capacidade off road (de bicicletas a caminhões) onde a principal forma de hospedagem é acampar; muitas vezes essas viagens são duradouras, levam longos períodos de tempo, freqüentemente abrangendo fronteiras internacionais.

O terreno técnico pode ser encontrado ao longo da jornada, bem como os viajantes podem até procurar a rota mais desafiadora para um destino como parte de sua experiência, mas o overlander não é o mesmo que fazer trilha como fazem os jipeiros, por exemplo. No overland o propósito é incluir, pelo menos, dois ou mais dos seguintes itens: 1. Locais remotos, 2. Culturas diferentes da sua, 3. regiões pouco exploradas e/ou pouco documentadas, 4. Autossuficiência em territórios desconhecidos por vários dias, semanas ou meses.

Mas tudo isso é só teoria, simples tentativa de definir o que é overland. O que importa é ter o espírito de viajante, planejar o que for fazer e partir. O resto pouco importa, desde que você viaje como gosta.

 

Ricardo Pocholo – Um apaixonado por overland que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo de modo simples e auto suficiente. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive do blog Global Overland e do canal Serial Trippers no Youtube. Acredita que “a viagem de exploração é a expressão física de uma paixão intelectual”.