Projeto Urupema Tempo e Memória

Urupema – Projeto Cultural Tempo e Memória desenvolvido pelo casal de historiadores Eleni Cassia Vieira e Carlos Solera, em parceria com o blog Genealogia Serrana de Santa Catarina com as pesquisadoras e escritoras, professoras Ismênia Ribeiro Schneider(Menoka) e Cristiane Budde, e a colaboração da comunidade de Urupema.

Menoka autografando seu livro na Festa da Maçã 2016 em São Joaquim

A ideia visa resgatar a história de vida de pessoas que nomeiam as ruas da cidade e contribuíram para o enriquecimento da cultura local.

O primeiro nome trata da Rua Elesbão Pereira de Medeiros. A rua se localiza na continuação da rua Manoel Inácio Pereira, sendo a principal rua que sai da lateral da igreja.

Elesbão era filho de Manoel Pereira de Medeiros e Ismênia Maria de Saldanha. Nasceu em 1868 e faleceu em 29/07/1938, em Urupema, aos 70 anos. Casou, em 18 de março de 1893 em São Joaquim, com Emilia Florêncio de Jesus, filha de José Florêncio Pereira de Medeiros e Belizária Joaquina de Jesus. Emilia nasceu em 1877 e faleceu em 10/07/1948, aos 71 anos, em Urupema.

Sobre o Blog Genealogia Serrana de SC

Este blog apresenta pesquisas realizadas por Ismênia Ribeiro Schneider, Menoka, sobre genealogia serrana desde  2010. Referem-se, principalmente, às famílias Souza, Ribeiro, Palma e outras originárias de São Joaquim e Planalto Sul de Santa Catarina.

Menoka é autora do livro “O Voo das Curucacas” sobre a genealogia serrana de SC e foi uma das articuladoras do livro “Gavião de Penacho” referente aos estudos que foram iniciados por Enedino Batista Ribeiro, seu pai, a partir dos anos de 1920.

O Blog com mais de 438 mil acessos, conta com o apoio de sua filha Daniela Ribeiro Schneider e Cristiane Budde, e tem um link de acesso na capa do Portal SerraSC.com.br no tópico Colunistas desde 2012.

Acesse ao Blog: Clique Aqui.