Serra da Rocinha vai gerar mais desenvolvimento

Rota dos Jesuítas e dos Caminhos da Neve – Apenas pouco mais de 20km é que falta para a conclusão da rodovia BR-285, conhecida como a Rodovia do Mercosul, que tem mais de 700 quilômetros de extensão. Finalizando a obra da Serra da Rocinha entre Timbé do Sul-SC e São José dos Ausentes-RS, fica faltando apenas os 8,47km na região dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul. Esse trecho vai integrar os municipios da Rota dos Jesuítas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), informa que na Serra da Rocinha, as equipes trabalham na inserção das barreiras de segurança nos oito primeiros quilômetros, que já estão pavimentados com as placas de concreto.

Nos cinco quilômetros finais da Serra da Rocinha, as atividades se dividem em estágios de terraplenagem e de disposição das camadas do pavimento rígido. Os motoristas que utilizam a BR-285 também contam com quatro viadutos posicionados nas curvas mais sinuosas para proporcionar mais segurança.

Devido as obras, a passagem pela rodovia nesse trecho funciona no sistema de comboio em turnos no período da tarde e da noite. Mais informações pelo telefone 0800 60 21 285.

“Há grandes expectativas que a Serra da Rocinha será aberta para o fluxo de trânsito neste final de ano. Obras estão indo bem nos últimos 5 km”, afirma Jaziel de Aguiar Pereira, articulador do Projeto Caminhos da Neve.

Horários – Serra da Rocinha

Segunda-feira:

Subida: 5h30 e 18h

Descida: 6h30 e 19h

Terça-feira: Fechado

Quarta-feira: Fechado

Quinta-feira: Fechado

Sexta-feira:

Subida: 5h30 e 18h

Descida: 6h30 e 19h

Sábado: Fechado

Domingo: Fechado

DNIT lança licitação para conclusão das obras da BR-285/RS, em São José dos Ausentes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou no dia 12 de novembro o edital para retomada das obras do lote 2 da BR-285/RS, em São José dos Ausentes, na Região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. A licitação – por meio de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) – contempla a elaboração dos projetos básico e executivo e a conclusão dos serviços remanescentes da rodovia federal.

O edital prevê a continuidade da implantação e pavimentação de 8,47 quilômetros da rodovia e de duas interseções, localizadas nos km 34,6 e km 36,9. Ainda serão construídos dois viadutos para a passagem de fauna e uma ponte sobre o Rio das Antas. Esta última terá extensão de 400,4 metros dividida em quatro vãos, sendo dois internos de 130 metros e dois externos de 70 metros, atravessando um grande cânion com altura variando entre 50 e 60 metros.

As propostas serão conhecidas no próximo dia 03 de dezembro. A empresa vencedora, a partir da assinatura do contrato, terá 900 dias para executar os projetos e as obras.

Quando concluído, este segmento trará mais segurança e agilidade ao tráfego já que uma das principais funções da BR-285 é proporcionar mobilidade de longa distância.

A BR-285, Rodovia do Mercosul, tem 744,3 quilômetros de extensão entre Araranguá-SC e São Borja-RS, na fronteira com a Argentina, onde se conecta com a Ruta Nacional 14 por meio da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai. Será a primeira rodovia bioceânica a ser concluída no Brasil, permitindo uma ligação rodoviária entre o porto de Imbituba, em Santa Catarina, e o porto de Antofagasta, no Chile.