Urupema celebra 35 anos de história
- 518 Visualizações

No dia 1º de junho de 2024, Urupema, localizada na Serra Catarinense, comemora 35 anos de emancipação política. Para celebrar essa data especial, a cidade promove uma série de eventos entre os dias 30 de maio e 2 de junho, incluindo shows com artistas locais, o 2º Festival Cultural e Gastronômico, uma Feira de Artesanato, apresentações da Invernada Artística de Urupema, o Momento Tropeiro, uma cavalgada e outras atrações diversas.
Situada a 200 quilômetros de Florianópolis, Urupema possui uma população de menos de 2.500 habitantes e vem desenvolvendo seu turismo, especialmente o rural. Conhecida como a Capital Nacional do Frio, a cidade atrai muitos visitantes durante o inverno. Em 2021, Urupema registrou a impressionante temperatura de -8,92ºC, o que reforçou seu título. Durante essa estação, a paisagem verdejante dos morros se transforma, e fenômenos raros como o sincelo, além de geadas e neve, atraem turistas de todo o Brasil.
No entanto, Urupema oferece encantos durante todas as estações do ano. No outono, a cidade se torna ponto de encontro para mais de 20 mil papagaios-charão vindos do Rio Grande do Sul, que migram para se alimentar de pinhão nas araucárias locais. Esse espetáculo natural atrai turistas, inclusive do exterior.
Na primavera, a florada da maçã é um evento marcante, e durante a colheita, várias propriedades abrem suas porteiras para visitação e participação no processo. As trilhas e paisagens rurais também são um convite ao descanso e à contemplação da natureza.
Alguns atrativos de Urupema
> O Morro das Antenas é o ponto mais alto de Urupema e um dos mais altos do Estado, com 1750 metros de altitude. Lá em cima há um mirante, de onde é possível observar a cidade e a região de longe. O morro tem esse nome por conta das antenas de telefonia e televisão instaladas no local.
No inverno, o morro se torna o palco ideal para a ocorrência de um fenômeno climático raro, observado em poucas cidades: o sincelo. Em dias de nevoeiro e com temperatura abaixo de 0ºC, as gotas de água podem congelar quando tocam a superfície. O resultado é o congelamento de plantas, da água que escorre da vegetação formando estalactites de gelo, e de outras superfícies.
O Morro das Antenas fica a sete quilômetros do Centro de Urupema e com sinalizações pelo caminho. Os dois quilômetros de subida, que dão acesso até ele, são de estrada de chão.
> A Cascata que Congela é uma queda d’água de pouco mais de 10 metros. Ela fica bem próxima ao Morro das Antenas, a apenas 700 metros de distância. Localizada a cerca de 1550 metros de altitude é comum que em dias de temperatura negativa suas águas congelem.
O fenômeno torna a cascata mais um ponto turístico famoso do inverno de Urupema. Ela fica a seis quilômetros do Centro da cidade e um dos acessos até lá é ao lado do Morro das Antenas.
> A Fazenda do Barreiro foi fundada em 1782 pelo português José Joaquim de Pereira e aberta ao público para hospedagem 200 anos depois, em 1986. Isso faz da propriedade uma das pioneiras do turismo rural no Brasil.
Além da possibilidade de se hospedar no local, a fazenda é aberta aos sábados e domingos para visitantes que queiram passar um dia por lá. Fazer trilhas, pescar, andar a cavalo, jogar bocha e saborear comidas típicas serranas são algumas das opções do que fazer na propriedade.
> A Casa da Cultura Ana Paula da Silva Souza possui um acervo variado, organizado em diferentes salas. Lá o visitante conhece a história da formação da cidade, desde seus primeiros habitantes indígenas até a constituição da Capitania de Sant’Ana pelo governo de Portugal.
A economia local, incluindo a pecuária, a agricultura, a madeira e a fruticultura também são tratadas no espaço, assim como a lida campeira. Em uma das salas, o acervo é de animais e mostras geológicas da serra de Santa Catarina.
O local também conta um espaço destinado à religiosidade e devoção à padroeira Nossa Senhora de Sant’Ana.
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Valor: entrada gratuita.
> A Rota das Contendas é um trajeto que passa por dois pontos turísticos de Urupema: o Morro do Combate e a Cachoeira das Contendas. O primeiro é um local histórico em meio à natureza.
Quando Urupema ainda se chamava Distrito de Sant’Ana (e pertencia ao município de São Joaquim) presenciou uma batalha, em 1927, entre a tropa do gaúcho federalista Leonel Rocha e a força pública de Santa Catarina. O local onde se travou a disputa, que até então era conhecido como Morro do Chimarrão, passou a se chamar Morro do Combate.
A rota turística leva o visitante até o topo, onde se observa a paisagem e se avista o Morro das Torres. A trilha até lá tem 1,2 quilômetros de extensão (ida e volta) e dura cerca de 40 minutos.
Seguindo um pouco mais adiante, dois quilômetros depois, está a trilha da Cachoeira das Contendas. Com apenas 600 metros de extensão total, pode ser percorrida em 15 minutos. Para chegar até ela, o acesso é por uma escadaria. A cascata possui uma queda d’água de apenas seis metros, mas muita bonita.
O início da trilha do Morro do Combate fica a 11 quilômetros do Centro de Urupema. Já a trilha da Cachoeira das Contendas está a 13 quilômetros de distância da região central.
Urupema é um destino ideal para quem busca tranquilidade e deseja conhecer o estilo de vida campeiro em meio à natureza exuberante.
Como Chegar em Urupema
De Carro: Urupema está a 200 quilômetros de Florianópolis. O principal acesso é via BR-282 em direção a Lages, no caminho segue por Rio Rufino pela SC-112.
De Avião: O aeroporto mais próximo é o Aeroporto da Serra Catarinense, em Correia Pinto, próximo a Lages, 79km até Urupema.